Sousel avança com projecto do Museu dos Cristos

O Município de Sousel vai proceder à assinatura do contracto para a construção do Museu dos Cristos. A sessão realiza-se amanhã e será antecedida pela inauguração da exposição “Da Utopia à Realidade”, que reúne uma amostra dos seis núcleos que farão parte da exposição de longa duração do futuro museu.

O Museu dos Cristos é um sonho desde há 27 anos, quando a Câmara adquiriu uma colecção de Imagens de Cristo à família Lobo, herdeiros do falecido Venceslau Lobo, um comerciante de antiguidades de Borba.

A colecção constituída por 1486 peças, das mais variadas tipologias, proveniências e épocas foi sendo agrupada ao longo dos anos, pelo próprio antiquário e esteve exposta ao público no seu armazém, que Venceslau Lobo intitulou de “Museu dosCristos”.

O actual projecto arquitectónico, da autoria do arquitecto José Kuski Vieira, foi pensado

com o intuito do futuro museu ser instalado num edifício já existente e, segundo o município, será «um espaço socialmente activo, culturalmente interessante e pedagogicamente útil, contribuindo dessa forma para aprofundar e divulgar o conhecimento e a identidade cultural souselense», lê-se num comunicado.

Além da construção do Museu dos Cristos, o projecto contempla também a dinamização do património religioso do concelho, com o qual o município quer fazer uma ponte, através da criação de uma rota pelo património religioso. «A ideia é passar do espaço museológico, para os diferentes espaços religiosos existente no concelho, os quais serão também instrumentalizados enquanto testemunhos de grande relevância sobre a nossa história e a formação da nossa identidade cultural».

Publicidade