Alunos dos 3º e 4º anos do Ensino Básico do Alto Alentejo escrevem sobre a Revolução dos Cravos

Para assinalar os 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e a sua Assembleia Intermunicipal, estão a desenvolver, em parceria com a Fábrica de Histórias da Associação Cabeçudos, um projecto de criação de um livro ilustrado da autoria de 600 alunos dos 3º e 4º anos dos agrupamentos dos 15 municípios do Alto Alentejo. Cada um dos quinze textos temáticos é da responsabilidade de um grupo de 20 alunos do 4º ano de cada um dos municípios e a sua ilustração da responsabilidade de outro grupo de 20 alunos do 3º ano.

A fase de escrita foi precedida de encontros dos alunos com individualidades que vivem e sentem os valores do 25 de Abril há muitos anos, através de conversas e histórias de Abril contadas na primeira pessoa. Os alunos do Alto Alentejo tiveram a possibilidade de dialogar com o Presidente da República, militares, dirigentes da Associação 25 de Abril, presos políticos do anterior regime, historiadores, artistas, responsáveis de museus, professores, antigos e actuais políticos da administração local e regional.

Os textos do livro estão agora em fase de elaboração pelos “pequenos” autores, contando com o prestimoso acompanhamento dos seus professores e a coordenação da Fábrica de Histórias. O livro será apresentado às comunidades escolares de todos os municípios durante os meses de Abril e Maio.

O projecto conta com o alto patrocínio da Comissão Nacional das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Publicidade