Vila Velha de Ródão: Resistência, Sara Correia e Quatro e Meia na Feira dos Sabores do Tejo 2024

A Feira dos Sabores do Tejo está de regresso a Vila Velha de Ródão de 28 a 30 de Junho de 2024, com actividades e propostas culturais para todas as idades: desde concertos, espectáculos de comédia e artes performativas, gastronomia, artesanato e muito mais. Resistência, Sara Correia, Syro, os Quatro e Meia, o Show das Poderosas e Rich & Mendes são os destaques do cartaz da edição deste ano que, como habitualmente, se afirma pela qualidade e diversidade da sua programação e pretende ser uma montra do que de melhor se faz na região.

Organizada pelo Município de Vila Velha de Ródão, a Feira dos Sabores do Tejo tem como assinatura “Um rio de tradições”, um lema que destaca a ligação ao rio e a importância das tradições enquanto elementos essenciais da entidade colectiva de uma região que está sempre de portas abertas para receber os visitantes.

A edição deste ano tem início na sexta-feira, dia 28 de Junho, às 18h30, com a abertura oficial do certame, dia em que a animação do palco do Tejo estará a cargo, a partir das 23h45, da Resistência, uma das mais emblemáticas formações da música portuguesa nascida nos anos 90 e responsável por inesquecíveis sucessos. Segue-se a festa do Show das Poderosas, um projecto inspirado na energia do Funk Carioca, que tem por base bailarinas, MC’s e DJ’s e onde o ritmo e o samba não vão faltar.

No sábado, dia 29, às 23h30, a fadista Sara Correia será a primeira a subir ao palco Tejo, onde apresentará “Liberdade”, o seu mais recente trabalho, com o qual já esgotou por quatro vezes os coliseus, seguindo-se, à meia noite e meia, a actuação de Syro, um dos músicos mais completos do panorama musical português e cuja sonoridade muito própria e voz inconfundível tem conquistado cada vez mais público. Rich & Mendes, DJ’s oficiais da RFM e mentores de um dos maiores festivais de música electrónica da Europa, com quatro CDs e dois DVDs gravados, encerram em grande a programação deste dia.

No domingo, 30 de Junho, último dia do certame, os cabeças de cartaz são os Quatro & Meia, banda de Coimbra nascida em 2013, que conta já com dois álbuns de estúdio – “Pontos nos Is” (2017) e “O Tempo Vai Esperar” (2020) – e é um dos maiores fenómenos de popularidade da actualidade. Antes, às 22h30, sobe ao palco o grupo de tributo aos Queen “A Kind of Magic”, que promete uma celebração em torno dos grandes êxitos da inesquecível banda de Freddie Mercury. As honras de encerramento do certame cabem como habitualmente ao DJ Petter Nox, natural do concelho.

À semelhança das edições anteriores, a Feira dos Sabores do Tejo de 2024 mantém a aposta na promoção da marca Terras de Oiro, criada para dar notoriedade e valor aos produtos locais e ao património do concelho, assim como na presença de expositores de elevada qualidade e de espaços de restauração que ofereçam aos visitantes a possibilidade de usufruir de uma oferta gastronómica variada, com os produtos regionais a manterem o protagonismo.

Gastronomia em destaque no Espaço Terras de Oiro

A promoção dos produtos e produtores locais vai passar também pelo Espaço Terras de Oiro, onde vão ter lugar dois showcookings ao vivo, com os chef’s Fábio Bernardino e Cátia Goarmon, mais conhecida como “Tia Cátia”, devido ao programa que mantém no canal 24Kitchen. O chef Leonel Barata vai ser outra das presenças no certame, com o workshop e showcooking “Tejo Vivo”.

O Espaço Terras de Oiro vai acolher também, no dia 29, às 22h00, um espectáculo de stand up comedy de Jorge Serafim, o humorista natural de Beja que encanta com as suas histórias rocambolescas onde habitam personagens caricatas.

Ao longo dos três dias, o Campo de Feira recebe ainda diversos espectáculos de animação infantil e de rua, que envolvem música, fogo, dança ou ginástica e cujos horários podem ser consultados no programa completo, disponível no site da autarquia.

Edição de 2024 traz pulseira do evento e transporte gratuito

Embora continue a tratar-se de um evento com entrada gratuita, na Feira de Sabores do Tejo de 2024 existirá um controlo de acesso ao recinto, através da apresentação de uma pulseira do evento. Esta poderá ser reservada antecipadamente através do site www.feiradossaboresdotejo.pt e levantada nos balcões da Casa de Artes ou no Posto de Turismo de Vila Velha de Rodão. Em alternativa, poderá sempre obter a pulseira numa das duas entradas, durante os dias do certame, que este ano estará com o recinto vedado.

Através da implementação deste sistema, o Município de Vila Velha de Ródão tem como principal objectivo compreender e melhorar o evento e conhecer o perfil dos visitantes deste evento icónico na região, de forma a melhorar a sua experiência nas próximas edições.

Outra novidade da edição de 2024 será a disponibilização de transporte gratuito para a Feira dos Sabores do Tejo, entre o concelho vizinho de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, cujos horários serão oportunamente divulgados. O objectivo é garantir a segurança dos visitantes e prevenir acidentes de trânsito, assegurando, ao mesmo tempo, a redução da emissão de gases poluentes e contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável.

Um evento com preocupações ambientais

Tal como nas edições anteriores, a minimização do impacto ambiental do evento, desde a fase de planeamento e montagem até à sua concretização, são uma preocupação do Município de Vila Velha de Ródão. Assim, para além da disponibilização de um copo reutilizável do evento, que pode ser adquirido a um preço simbólico, a autarquia apostou na reutilização de materiais e procurou utilizar nos suportes promocionais materiais recicláveis ou com certificação ambiental reconhecida e empenhou-se na eliminação do plástico e do uso de papel nos processos de registo e inscrição dos expositores e outros participantes no evento.

A redução dos resíduos produzidos e a sua recolha selectiva e encaminhamento para reciclagem é também um dos objectivos que a autarquia pretende assegurar, assumindo para o efeito um protocolo com a VALNOR de modo a garantir a classificação da Feira dos Sabores do Tejo como um EcoEvento.

Publicidade