O Centro de Artes e Cultura acolhe no próximo sábado, dia 30, pelas 15h, o VIII Encontro de História e Património de Ponte de Sor, promovido pelo Arquivo Histórico Municipal.
Trata-se de uma iniciativa que ocorre anualmente desde 2014 e incide sobre temas de História e Património, tendencialmente, mas não exclusivamente locais e regionais, assumindo a forma de colóquio com especialistas nas áreas de história, história de arte, arqueologia e património.
Este ano, o tema do Encontro é a cultura da vinha e o vinho, abordados sob as perspectivas histórica, documental e artística.
Do programa constam três comunicações, a inauguração de uma exposição e uma prova de vinhos. A exposição, que ficará patente no Centro de Artes de Cultura até ao final de Janeiro de 2025, é composta essencialmente por um conjunto de cerca de 30 aguarelas de castas (variedades) portuguesas, da autoria de Emílio de Oliveira Pimentel (1844-1880), que se encontram à guarda do Arquivo do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Para além das aguarelas, peças do século XIX que conjugam a arte e a ciência botânica, a exposição incluirá também cinco modelos tridimensionais da espécie vinícola vitis vinifera usados no ensino superior nos finais do século XIX e início do século XX, pertencentes ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra; bem como alguns documentos do Arquivo Municipal de Ponte de Sor, do século XIX, no âmbito da temática da vinha e do vinho.