Variante poente a Campo Maior já abriu ao tráfego

Já abriu ao tráfego a variante poente a Campo Maior, momento que decorreu na tarde desta quarta-feira, dia 19, e foi assinalado com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, do presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e do presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz.

Com um investimento de 6,7 M de euros, esta obra foi desenvolvida no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência – Acessibilidades Rodoviárias a Áreas de Acolhimento Empresarial, financiado pela União Europeia, e tem como principais objectivo aproximar as empresas da região aos principais eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias, diminuir o tráfego rodoviário dentro de Campo Maior, melhorando a dinâmica urbana e territorial, melhorar a qualidade do ar e diminuir os níveis de ruído, reforçar  segurança rodoviária e preservar os ecossistemas e habitats, nomeadamente na área afecta à zona de Protecção Especial (ZPE de Campo Maior).

Publicidade

 No âmbito da empreitada foi construída uma variante, a poente de Campo Maior, que irá melhorar as condições de acessibilidade ao tecido industrial de Campo Maior bem como ao tráfego de passagem que utiliza o eixo da EN371 como acesso preferencial à fronteira com Espanha (fluxo Portalegre – Espanha),

Com uma extensão de pouco mais de três quilómetros, a variante tem uma faixa de rodagem com duas vias de circulação, uma para cada sentido. Foram também implementadas/reformuladas as ligações à rede rodoviária existente, no sentido de eliminar movimentos de viragem à esquerda, pela introdução de quatro rotundas.

A criação de novas acessibilidades à zona Industrial de Campo Maior assegurará um acesso mais directo e seguro, permitirá a redução dos tempos de percurso até à rede estruturante, promoverá a mobilidade e potenciará o crescimento económico na região.

Projectos a realizar no Alentejo representam parte substancial do PRR destinado à rodovia

Na região do Alentejo já foram contratadas seis empreitadas, que perfazem um investimento global de 184 milhões de euros, sendo a região que recebe a maior percentagem de investimento no que respeita aos empreendimentos rodoviários do PRR sob responsabilidade da IP.

Com a conclusão desta intervenção ficam cinco empreitadas em curso na região, desta feita IP2 Variante Nascente de Évora; IP8 (EN259) Sta. M. Sado /Ferreira do Alentejo, incluindo Variante de Figueira de Cavaleiros; IP8 Relvas Verdes – Roncão; Variante de Aljustrel – Melhoria das Acessibilidades à Zona de Extracção Mineira e à Área de Localização Empresarial; IP8 (EN121) Ferreira do Alentejo /Beja, incluindo Variante a Beringel

Investimentos a cargo da IP com elevado grau de execução

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa reforçar a robustez social, económica e territorial e acelerar a dupla transição digital e climática.

Um total de 380 milhões de euros de investimento em empreitadas, já em execução, concluídas ou em fase de contratação.

Actualmente existem 25 obras já lançadas no âmbito do PRR, das quais seis estão concluídas, 17 estão e execução e duas encontram-se em fase de contratação.

Publicidade