Foi lançado recentemente o programa de sensibilização e incentivo à natalidade da União de Freguesias da Sé e São Lourenço que vai atribuir um apoio de 50 euros por criança.
Em comunicado, a autarquia refere que este programa se insere numa óptica de sensibilizar e incentivar o aumento da natalidade na Freguesia.
O regulamento do o programa de sensibilização e incentivo à natalidade da União de Freguesias da Sé e São Lourenço abrange os nascimentos ocorridos a desde o dia 1 de Janeiro de 2025, em agregados familiares residentes e recenseados na freguesia, desde que preencham os requisitos, nomeadamente que a criança se encontre registada como natural da freguesia da União das Freguesias da Sé e São Lourenço, que resida efectivamente com o requerente ou requerentes, que o requerente ou requerentes do direito ao incentivo residam na freguesia no mínimo, há um ano contínuo,
contados anteriormente à data do nascimento da criança e que não possuam, quaisquer dívidas para com a freguesia, a segurança social e a autoridade tributária (dívidas fiscais).
Esta iniciativa traduz-se na atribuição de um subsídio pecuniário sob a forma de reembolso de despesas elegíveis com a aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança no valor de 50€.
Este apoio pode ser requerido até 120 dias após o nascimento da criança nas instalações da União das Freguesias da Sé e São Lourenço.
Segundo a presidente da União das Freguesias, Raquel Castelo, até ao momento já foi atribuído apoio a uma criança.