A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULS Alto Alentejo) e a Unidade Local de Saúde da Guarda (ULS Guarda) celebraram um protocolo de cooperação que visa a partilha de recursos na área da oftalmologia, com o objectivo de reforçar a resposta assistencial às suas populações.
Este acordo permitirá à ULS Guarda beneficiar da experiência e capacidade instalada de oftalmologia da ULS Alto Alentejo assegurando a prestação de cuidados médicos especializados de forma mais célere e eficaz. Através desta colaboração, será possível reduzir significativamente os tempos de espera para consultas e cirurgias oftalmológicas, garantindo maior equidade no acesso aos cuidados de saúde.
A parceria insere-se na estratégia nacional de cooperação entre unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), promovendo a otimização de recursos humanos e técnicos, a partilha de boas práticas clínicas e a melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados.
Para o presidente do Conselho de Administração da ULS Alto Alentejo, Miguel Lopes, «este protocolo é um exemplo concreto de como a colaboração entre instituições do SNS pode gerar valor para os cidadãos, assegurando respostas mais rápidas, eficientes e humanizadas, especialmente em regiões do interior do País».
A presidente do Conselho de Administração da ULS Guarda, Rita Figueiredo, considera que «esta parceria representa um passo decisivo para a melhoria do acesso aos cuidados de saúde oftalmológicos na nossa região. A colaboração com a ULS Alto Alentejo é um exemplo de como a solidariedade entre instituições do SNS pode traduzir-se em benefícios concretos para as populações. Estamos profundamente gratos por esta parceria, que permitirá dar resposta a uma necessidade há muito sentida pelos nossos utentes».
A ULS Alto Alentejo e a ULS Guarda reafirmam, assim, o seu compromisso com «a coesão territorial, a solidariedade interinstitucional e a promoção de uma saúde mais próxima, acessível e centrada nas pessoas».
