A ULS Alto Alentejo constituiu pela primeira na sua história o seu Conselho Consultivo, reforçando o compromisso com uma «gestão participativa, transparente e centrada na comunidade».
O Conselho Consultivo, cuja primeira reunião decorreu no dia 30 de Setembro, é um órgão de natureza estratégica e multidisciplinar, previsto no Estatuto do Serviço Nacional de Saúde e no Regulamento Interno da ULS Alto Alentejo, e tem como missão acompanhar e emitir pareceres sobre as políticas de saúde da ULS, promovendo a articulação com os diversos parceiros locais e regionais.
Este órgão é presidido por Laura Velez Galão, vice-presidente da Câmara Municipal de Portalegre em representação da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, e na sua composição inclui representantes dos trabalhadores, das autarquias, das entidades intermunicipais, dos utentes, das escolas, dos voluntários e de outras organizações da sociedade civil, bem como elementos internos da estrutura da ULS Alto Alentejo. Integram ainda o Conselho Fernando Rebola (IPP), Cristina Bruno (LPPC) em representação dos utentes, Francine Mascarenhas de Moraes em representação dos trabalhadores, Ana Isabel Costa (Segurança Social), Ana Rute Sanguinho (Agrupamentos de Escolas ou Escolas Não Agrupadas), Dora Felizardo (CPCJ), Cândida Patrão (Prestadores de trabalho voluntário), João Carlos Laranjo (IPSS) e Rosa Salgueira e Lucília Camoesas, ambas designadas pelo Conselho de Administração da ULS Alto Alentejo
A constituição deste órgão consultivo surge num momento de consolidação do modelo de gestão descentralizada e colaborativa da ULS Alto Alentejo, que tem vindo a reforçar parcerias com municípios, juntas de freguesia, instituições sociais, forças de segurança, bombeiros e entidades académicas e científicas. Esta abordagem visa garantir que as decisões estratégicas da ULS Alto Alentejo são informadas por uma visão plural, alinhada com as necessidades reais da população e com os princípios da saúde pública moderna.
A eleição dos representantes internos dos trabalhadores para o Conselho Consultivo decorreu em Junho de 2025, através de votação electrónica, assegurando a participação democrática dos colaboradores da ULS Alto Alentejo. Este processo reforça o papel activo dos profissionais na definição das políticas de saúde e na construção de soluções integradas para os desafios da região.
«A ULS Alto Alentejo reafirma, assim, o seu compromisso com uma gestão aberta à comunidade, orientada por princípios de responsabilidade social, eficiência e inovação. A constituição do Conselho Consultivo representa um passo decisivo na construção de uma saúde mais próxima, mais humana e mais colaborativa», refere a unidade de saúde em comunicado.
