A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo acaba de lançar o portal Alentejo & Ribatejo Outdoor, uma plataforma que agrega a oferta de ‘Walking & Cycling’ dos dois destinos.
Através do site http://www.alentejo-ribatejo-outdoor.com/pt, é possível ter acesso a cerca de 130 percursos pedestres e mais de 140 percursos de bicicleta (BTT, ciclismo de estrada, gravel e cicloturismo) dos territórios alentejanos e ribatejanos, aos ‘Caminhos de Santiago’ e respcetivas etapas que atravessam os destinos e informação e à localização dos Centros Cyclin’Portugal para apoio ao ciclista. O portal permite ainda descarregar e navegar nas aplicações Caminhos de Santiago, Responsible Trails e Outdooractive.
«Neste novo portal passamos a disponibilizar informação estruturada e detalhada sobre as várias opções de percursos dos dois destinos. Existe uma oferta diversificada quer no Alentejo, quer no Ribatejo, que convidamos a explorar ao longo de todo o ano. Este lançamento insere-se na estratégia de desenvolvimento regional da oferta turística e reforçar a estruturação dos produtos e a sua divulgação junto do público-alvo», adianta o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos.
Para quem pretende visitar a natureza do Alentejo e Ribatejo, encontra neste portal as diferentes opções desenvolvidas pelas entidades gestoras, nomeadamente Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Rota Vicentina, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e seus municípios.
O portal de destino Alentejo & Ribatejo Outdoor foi desenvolvido em parceria com a A2Z, tendo subjacente a tecnologia Outdooractive, para que os utilizadores planeiem a aventura de natureza e façam a navegação pelos percursos, recorrendo ao portal e às aplicações para smartphone.
Através do portal do mundo outdoor do Alentejo e Ribatejo, os visitantes poderão, assim, alcançar as melhores experiências ao ar livre, desde a fase da inspiração da visita, exploração e escolha, identificação dos seus pontos de interesse e alojamentos bike friendly de forma georreferenciada.
A apresentação desta nova ferramenta de comunicação da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo realizou-se esta sexta-feira, dia 1, durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.
Calendário anual de eventos do Alentejo, Caiado de Fresco e Calendário Anual de Eventos do Ribatejo, Viva a Festa
O stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo na BTL foi também o palco da divulgação do calendário anual de eventos que irão decorrer em 2024 nos dois destinos.
A agenda anual do Ribatejo celebra a gastronomia, a natureza, a música e o cavalo , em diversos eventos como o Mês da Enguia e Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, em Salvaterra de Magos, em Março; o Festival Internacional de Balonismo, em Coruche, de 21 a 24 deste mês; o Festival do Vinho do Cartaxo, entre 26 de Abril e 1 de Maio; o Sorraia Summer Fest, de 12 a 14 de Julho, na Reserva Natural do Cavalo Sorraia; o Festival da Sopa da Pedra, de 26 de Agosto a 1 de Setembro, em Almeirim; ou a Feira do Cavalo da Golegã, de 1 a 11 de Novembro.
O Alentejo convida a viver a sua autenticidade, identidade e tradição, aliadas à inovação. Até Dezembro, muitas são as propostas para visitar as terras alentejanas, desde o Congresso das Açordas, de 22 de Março a 7 de Abril, em Portel; passando pela XXI Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, nos dias 19 e 20 de Abril; o Pés no Chão – Festival Internacional de Dança de Campo Maior, de 03 a 05 de Maio; Congresso das Migas, em Mourão, em Maio; ou o 10º Festival Internacional de Música de Marvão, de 19 a 28 de Julho.
O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, conclui que «muitos são os motivos para visitar o Ribatejo e o Alentejo em 2024. A acrescer à nossa oferta é possível agora escolher um ou mais eventos destes dois calendários contendo ambos experiências irrecusáveis».
As agendas anuais dos eventos do Alentejo e do Ribatejo estão disponíveis em www.visitalentejo.pt e em www.visitribatejo.pt, respectivamente.