Arranca esta quinta-feira, dia 20, mais uma edição do Carnaval Alpalhoeiro, marcado pelo forte cariz popular e por um conjunto variado de tradições.
O “Enterro dos Compadres” que acontece esta tarde, traz para a rua mulheres vestidas de preto e munidas de chocalhos e cruzes adornadas com ortigões para fazerem um funeral com lamúrias muito pouco ortodoxas e bastante divertidas.
O próximo domingo é o Magro e fará desfilar pelas ruas da vila trajes antigos que irão parodiar um Batizado Antigo.
O Dia de Comadres, a 27 de fevereiro, é marcado pelo airoso traje da mulher alpalhoeira, único no mundo e de uma beleza ímpar, que desfilará pela vila com as crianças do Jardim de Infância, de manhã, e brilhará na actuação do Grupo de Contradanças à noite, no salão da Sociedade Recreativa Alpalhoense.
O florido traje, próprio desta época festiva, ganha ainda mais fulgor no Domingo Gordo, dia 2 de Março, ao desfilar pelas ruas de Alpalhão ao som das Contradanças, naquele que é o ponto alto do Carnaval Alpalhoeiro.
Também peculiar e muito divertida é a Segunda de Ciganas, no dia 3 de Março, na qual o povo de Alpalhão, também munido de um traje particular, faz uma respeitosa caricatura da etnia cigana.
Para o último dia, 4 de Março, o Entrudo traz à rua variedade e disfarces de todos as espécies e feitios, estando marcado para as 00 horas, na Sociedade Recreativa o “Enterro do Entrudo” que põe um ponto final no Carnaval Alpalhoeiro 2025.
Promovido em parceria por diversas associações locais, com destaque para o Grupo de Contradanças e a Sociedade Recreativa Alpalhoense, entidades privadas e Junta de Freguesia, este que é o mais tradicional Carnaval da região é ainda recheado de outras iniciativas que complementam os desfiles e bailes típicos, como atividades tauromáquicas, bailes de máscaras e um desfile pelas crianças do Jardim de Infância e da Creche da Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão.
Os desfiles tradicionais começam sempre pelas 15h30m, junto ao Coreto de Alpalhão, à exceção dos que têm a participação do Jardim de Infância, e são complementados por bailes noturnos na Sociedade Recreativa Alpalhoense.