Trabalho do projecto GUARDIÕES no Alentejo com balanço positivo

Conclusão do encontro “Ciência Global/Cultura Local” , que contou com apresença do antigo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, que lamentou que o Alto Alentejo, uma das «pérolas naturais do País, seja ainda tão pouco aproveitado».

O antigo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, lamentou que o Alto Alentejo, uma das «pérolas naturais do País, seja ainda tão pouco aproveitado». As declarações do ex-ministro tiveram lugar durante o encontro “Ciência Global/Cultura Local – O Impacto das Alterações Climáticas nas Políticas de Desenvolvimento Regional” que se realizou no Campus do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), e que de forma consensual reafirmou o impacto positivo da intervenção ambiental do GUARDIÕES na região.

Publicidade

Ricardo Campos, presidente do Fórum de Energia e Clima, afirmou serem já visíveis algumas das mudanças ambientais desejadas no Alentejo e acrescentou que o projecto GUARDIÕES está a registar um efectivo impacto na região. Por seu lado, Luís Loures, presidente do Politécnico de Portalegre, realçou a necessidade de «continuar a sensibilizar as pessoas para este combate que é de todos, nomeadamente junto das gerações mais novas». Por último, Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, sublinhou ser «graças a projectos desta natureza que teremos um Alentejo diferente em 2030».

O encontro “Ciência Global/Cultura Local – O Impacto das Alterações Climáticas nas Políticas de Desenvolvimento Regional” foi promovido pelo projecto GUARDIÕES – fruto da parceria entre o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC) -, e pela Academia Internacional de Marvão para a Música, Artes e Ciências.

Destaca-se ainda, neste evento, as intervenções de Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Jorge Martins, gestor do projecto GUARDIÕES, e de Cátia Sousa, engenheira ambiental e coordenadora ambiental do GUARDIÕES. Na sua apresentação, Filipe Duarte Santos revelou particular preocupação relativamente ao impacto das alterações climáticas nos recursos hídricos. Seguiu-se Jorge Martins e Cátia Sousa que apresentaram a estratégia de intervenção ambiental do GUARDIÕES e a APP do projecto, recentemente criada.

O evento culminou com uma mesa-redonda, moderada pelo gestor do GUARDIÕES, que contou com as participações de Ana Garrido, técnica da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, e de António Manuel Bota, simultaneamente presidente da Câmara Municipal de Almodôvar e presidente da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo. No final, foram ainda distribuídos exemplares de dois livros promovidos pelo GUARDIÕES – “À Descoberta das Energias Renováveis” e “À Descoberta da Economia Circular” -, da autoria de Ana Loures e de Luís Loures.

Publicidade