Torre de Menagem do Castelo de Portalegre reabre ao público

Reabriu esta quarta-feira, dia 17, a Torre de Menagem do Castelo que estava encerrada desde Novembro, altura em que o Município decretou o encerramento do Castelo devido ao avançado estado de degradação da estrutura de madeira.

A reabertura deste espaço foi assinalada com uma visita ao espaço por um grupo de convidados e pelo executivo municipal, representado pela presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, e pelos vereadores António Casa Nova e Laura Galão.

Num breve discurso, Fermelinda Carvalho explicou que a reabertura da Torre de Menagem do Castelo vem dar resposta aos muitos visitantes que ali se deslocam e que encontram o espaço encerrado. Paral tal, o Município apetrechou todo o espaço por forma a dar a conhecer o concelho e a incentivar à sua visita.

Assim, no primeiro piso da Torre de Menagem é possível conhecer um pouco de todos os Museus do concelho (Casa-Museu José Régio, Centro Museológico da Arte Cesteira da Ribeira de Nisa, Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, Museu Municipal de Portalegre e Núcleo Rural Museu Municipal de Portalegre – Coleção Emílio Relvas).

Este espaço conta ainda com painéis temáticos, que incentivam à visitação de outros espaços do concelho, através de uma apresentação de Portalegre.

Já no piso intermédio, a Sala do Florão, reúne algum espólio arqueológico, encontrado no concelho ao longo dos tempos.

No último piso, é possível visitar Portalegre praticamente em “3D”, permitindo aos visitantes uma vista panorâmica da cidade desde o topo Torre de Menagem.

A Torre de Menagem do Castelo de Portalegre vai estar em funcionamento todos os dias, à excepção de segundas-feiras, no horário das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h.

Publicidade