Cerca de uma centena de atletas e respetivas equipas técnicas marcaram presença na edição de estreia do Torneio Marvão Andebol Cup, realizado no passado fim de semana, em Santo António das Areias.
Organizado pelo Grupo Desportivo Arenense, o evento contou com a participação do Clube Desportivo Escolar Camões (Lisboa), da Associação de Andebol da Ilha Terceira (Açores), da Associação Desportiva Albicastrense (Castelo Branco), do Andebol Clube do Crato, da Associação Desportiva de Alter do Chão e do Grupo Experimental de Ponte de Sor.
Paralelamente à competição, um dos dias foi destinado ao lazer, com os clubes de Lisboa e Açores a terem a oportunidade de visitar as vilas de Marvão e Castelo de Vide, e ainda as ruínas da cidade romana de Ammaia.
No final do torneio, o presidente do Município de Marvão, Luís Vitorino, enalteceu a iniciativa e agradeceu a presença de todos, esperando que esta seja a primeira de muitas visitas ao concelho por parte dos clubes de fora do distrito. Aproveitou ainda para agradecer a prontidão, o empenho e o zelo de todos os colaboradores do Município, bem como das demais entidades que tornaram o evento possível.
Por sua vez, o presidente da Associação de Andebol de Portalegre (AAP), Carlos Nogueiro, felicitou toda a organização, salientando que “este tipo de eventos constituem uma mais-valia para o andebol como para o território”. Referiu ainda que “estão a ser feitos esforços para promover mais atividades na região, inclusive no panorama nacional do andebol”.
O presidente do Grupo Desportivo Arenense (GDA), Silvestre Andrade, agradeceu todo o apoio do Município de Marvão, nomeadamente na pessoa do vereador Luís Costa (que marcou presença todos os dias e acompanhou de perto o torneio em todas as valências), bem como da AAP (enquanto tutela da modalidade) e ainda da treinadora Paula Rocha, referindo que “sem eles nada disto era possível”, não só aplicável ao torneio, mas extensível toda a época desportiva. Mencionou ainda que espera que esta seja apenas a primeira de muitas edições e que o andebol continue a crescer no concelho e no distrito.
Por último, mas não menos importante, os mais sinceros e reconhecidos agradecimentos ao Município de Marvão e seus colaboradores, à Associação de Andebol de Portalegre, à direção do GDA, ao Agrupamento de Escolas de Marvão (pela infraestrutura de apoio e suporte à pernoita e refeições) aos Bombeiros Voluntários de Marvão (que embora não se tenha registado nenhum incidente, observaram cuidadosamente todo o território de jogo), à APPACDM Portalegre (pela produção das lembranças de participação), à Delta Cafés (que patrocinou com café e respetivas máquinas), ao grupo de mães (que garantiu, ao longo de todo o evento, um fantástico serviço de bar) e a todos os clubes.
“Chegados aqui, é deste modo que pretendemos continuar! Sobretudo agora, que o andebol ganha força no mundo desportivo e começa a ter alguma visibilidade e destaque, tanto no panorama regional, como nacional e internacional, não só enquanto modalidade desportiva, mas sobretudo, e para os escalões de formação (que começam nestas regiões), na promoção das dimensões pessoais e sociais de todos os envolvidos e intervenientes”, afirma Nuno Miranda, diretor de comunicação da AAP.



















