A Televisão Digital Terrestre (TDT) retoma o processo de migração, interrompido devido à pandemia, no próximo dia 12 de Agosto com a ressintonia do emissor de Alter do Chão.
Na prática, esta mudança vai obrigar a uma nova sintonização dos aparelhos ou televisores TDT por forma a continuar a ver os sete canais gratuitos (RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP3, RTP Memória e Canal Parlamento).
De acordo com a ANACOM, esta alteração «não irá afectar todos os cidadãos», pelo que a população saberá que foi abrangida por esta mudança se a televisão ficar sem imagem, momento em que será necessário fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT por forma a continuar a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora.
«Não será, contudo, necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter que os substituir», lê-se no documento.
Por forma a ajudar nesta mudança, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre as 9h e as 22h, para o qual as pessoas poderão ligar para esclarecer dúvidas e obter apoio na sintonia da sua televisão.
Caso não consiga fazer a sintonia dos equipamentos, de forma autónoma ou através do número gratuito 800 102 002, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos e de forma gratuita, sendo que os técnicos apenas se irão deslocar ao local ou efectuar algum contacto apenas quando o cidadão efectua o contacto com a linha de apoio.
A ANACOM sublinha ainda que vai divulgar a informação relativa às mudanças na TDT através de uma carta e de um folheto que é entregue em casa de todas as pessoas e que resume a informação relevante para se adaptarem a esta mudança.