A Polícia Judiciária deslocou-se na terça-feira, dia 6, a Toulouse, em França, para transportar para Portugal um cidadão estrangeiro suspeito de um crime de homicídio tentado ocorrido em Elvas, em Julho de 2021.
A operação foi realizada através da Unidade de Cooperação Internacional da PJ, no cumprimento de um Mandado de Detenção Europeu emitido na sequência de uma investigação conduzida pela Unidade de Investigação Criminal de Évora. O mandado foi executado pelas autoridades francesas.
Segundo a investigação, após a prática do crime, o suspeito terá fugido inicialmente para Espanha, tendo sido localizado recentemente em território francês.
Os factos ocorreram em contexto laboral. Suspeito e vítima eram colegas de trabalho e envolveram-se numa discussão por motivos considerados fúteis, que evoluiu para agressões mútuas. Alguns minutos depois, o suspeito terá regressado ao local e desferido três golpes de faca na vítima, atingindo-a na cabeça e na zona abdominal.
A vítima sofreu ferimentos graves e correu risco de vida, tendo sido salva pela rápida intervenção do INEM.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Portalegre, onde lhe foi aplicada a medida de coacção de prisão preventiva.
