«Ao percorrer Sousel, o leitor-viajante não caminha apenas sobre o solo, mas sobre palavras, entre palavras, por palavras. Sousel, concelho-livro».
Foi sob este mote que decorreu a inauguração da Rota Literária do concelho de Sousel, um projecto desenvolvido em parceria entre o Município e a Associação Era Uma Voz, da qual faz parte Afonso Cruz, escritor residente no nosso concelho.
A iniciativa desdobrou-se em vários momentos, começando por uma visita aos 18 pontos de interesse. Cada um desses pontos é um conto que resultou das residências literárias que aconteceram entre Abril de 2022 e Julho de 2023, e os textos são da autoria de nove nomes incontornáveis da literatura portuguesa contemporânea, nomeadamente Sandro William Junqueira, Patrícia Portela, Joana Bértholo, João Tordo, José Luís Peixoto, Adélia Carvalho, Isabela Figueiredo, Rui Zink e Álvaro Laborinho Lúcio.
A comitiva que participou na inauguração, constituída por cerca de meia centena de pessoas, percorreu as quatro freguesias do concelho. O grupo contava com a presença dos escritores Afonso Cruz, Rui Zink, Patrícia Portela, Álvaro Laborinho Lúcio e Adélia Carvalho que acompanharam todo o percurso e comentaram os textos que produziram para esse efeito.
Após a visita a todos os pontos de interesse, foi inaugurado o Olival dos Escritores, em Casa Branca, onde usaram da palavra Afonso Cruz (Era Uma Voz), Maria Manuel Gantes (Entidade Regional de Turismo Alentejo/Ribatejo) e o Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério.
A comitiva foi depois convidada a participar numa degustação de produtos locais que aconteceu na Biblioteca Afonso Cruz/Era Uma Voz, onde estavam representados produtores das quatro freguesias.
A Rota de Turismo Literário de Sousel resulta de uma parceria entre o Município de Sousel e a Associação Era Uma Voz e foi financiado pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal IP. O projecto incluiu a constituição da Biblioteca Afonso Cruz, a construção do Olival dos Escritores (ambos em Casa Branca), as nove residências literárias, os carrinhos de partilha de livros “Leve um, Traga um”, a produção de um folheto promocional e de um livro que reúne os 18 contos (com traduções em espanhol e em inglês), para além da implantação física da Rota Literária.
Este projecto irá ainda integrar os roteiros de Turismo Literário da Entidade Regional de Turismo Alentejo / Ribatejo, reforçando o compromisso com a cultura, a leitura e a valorização do território.














