A Pousada da Serra de S. Miguel, uma das mais emblemáticas do Alto Alentejo, caiu em desgraça há já bastantes anos, e apesar de diversas tentativas de recuperação encontra-se hoje num estado lastimável e sem perspectiva de futuro.
Ao que nos é dito, todo o equipamento foi sendo subtraído e restam praticamente paredes sem manutenção, naquele que foi um empreendimento turístico de primeira qualidade.
Perante esta situação calamitosa, o Município de Sousel tomou a decisão de avançar com uma proposta de aquisição do empreendimento junto do Turismo de Portugal, tal como nos confirmou o próprio presidente da Câmara, Manuel Valério.
O assunto está neste momento a aguardar decisão por parte da entidade de gestão financeira, e se houver o bom senso que nem sempre existe em Lisboa, temos um grave problema – até já ambiental e paisagístico – praticamente resolvido.
Se a autoridade de gestão financeira concordar com a aquisição da antiga Pousada por parte da Câmara, então a autarquia procederá à recuperação do imóvel e decidirá qual a afectação a dar ao mesmo, havendo naturalmente várias hipóteses, desde a sua manutenção para fins turísticos através de adequada concessão da exploração, passando por outras alternativas, como seja a possibilidade de ali ser instalada uma unidade residencial de terceira idade, de entre outras alternativas que possam surgir.
O fundamental neste momento é mesmo travar a degradação, provendo um proprietário que zele pelo espaço, independentemente do destino que o mesmo venha a ter.