O auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Garção acolheu na tarde de quinta-feira, dia 24, o lançamento do projecto “Sousel, Capital do Borrego”, que pretende potenciar o concelho de Sousel, que possui «a maior exploração de borregos da Europa», e também todo o Alto Alentejo.
A cerimónia contou com as presenças da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, d o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, e Carlos Miguel, secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, bem como de autarcas, empresas e instituições dos 15 concelhos do Alto Alentejo.
Este projecto será transversal a todo o distrito e materializado com a realização da 1.ª edição da Quinzena Gastronómica Terras do Borrego 22, que vai decorrer entre 8 e 24 de Abril, com a participação de mais de 100 restaurantes da região.
Está ainda prevista, no âmbito deste projecto, a criação do Centro de Inovação, Interpretação e Conhecimento do borrego de Sousel, que terá uma vertente museológica, de investigação e partilha de informação, instalado num espaço polivalente que terá capacidade para receber vários eventos.
Para 2023, está prevista a realização da Bienal do Borrego de Sousel que pretende ser um espaço de partilha de cultura e conhecimento técnico-científico, através de conferências e mostras gastronómicas, e reunindo especialistas na área da nutrição, pediatria, medicina veterinária, indústria alimentar de animais, máquinas agrícolas, entre outros.
Mais desenvolvimentos na edição impressa do nosso jornal