O serotipo oito do vírus da língua azul foi detectado em bovinos no distrito de Portalegre, confirmou a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
«A 28 de Novembro de 2024, foi confirmado pelo INIAV, a presença do serotipo 8 do vírus da língua azul, em efectivo bovino do distrito de Portalegre», lê-se numa nota publicada na página da internet da DGAV.
Mais de 4000 animais mortos no distrito
Os dados da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), actualizados no dia 3 de Dezembro, indicam a notificação de um total de 4.070 mortes de ovinos no distrito de Portalegre, sendo que as ovelhas notificadas com sintomas (incluindo as mortes) ascendem a 11.119. No Alto Alentejo há resgito de 211 explorações afectadas, das quais oito estão localizadas no concelho de Alter, oito em Arronches, 37 em Avis, seis em Campo Maior, duas em Castelo de Vide, duas no Crato, 17 em Elvas, 14 em Fronteira, uma no Gavião, uma em Marvão, 12 em Monforte, 22 em Nisa, 51 em Ponte de Sor, 18 em Portalegre e 12 em Sousel.
No que diz respeito aos bovinos, foram notificados no distrito 123 animais com sintomas, sendo que há quatro explorações afectadas no distrito de Portalegre, das quais duas no concelho de Elvas, uma em Fronteira e outra em Nisa.