São muitas as entidades e as pessoas envolvidas na celebração da Páscoa na histórica vila do Crato em que a Semana Santa tem o peso da emoção e da tradição.
Em conferência de imprensa que reuniu no auditório muitas das entidades do concelho que dão corpo à celebração da Semana Santa, desde logo Paróquia, autarquias e IPSS, o presidente da Câmara, Joaquim Diogo, explicou que estará em formação uma Irmandade ou Confraria das Chagas para corporizar a responsabilidade da organização futura da Semana Santa, e também com o intuito de chamar e de passar a tradição para os mais novos.
O edil apontou diversas iniciativas, para além das de âmbito cultural, como os concertos, ou logísticas como a decoração das ruas, da «criação de dinâmicas com a hotelaria e a restauração», declarando que «o Município, como sempre, presta todo o apoio às iniciativas»
Já o provedor da Santa Casa, António Ferreira, apontou a importância dos Bombeiros e da Filarmónica na participação, em especial «nas cerimónias de rua», assumindo que se pretende «alargar a dinâmica», pois «e «importante todos tomarem conhecimento dp que se faz, até para mais facilmente se substituir a falta de alguém».
António Ferreira apontou a importância simbólica das alfaias litúrgicas nas cerimónias, e em especial nas procissões, assumindo ainda que «é necessário mobilizar as camadas mais jovens» e «envolver o mais possível as instituições e as pessoas», anotando que este ano o programa cultural prevê o concerto na Igreja de Santo António, anunciando ainda que no futuro se prevê envolver todo o concelho.
Por seu turno o Prior do Crato, Mons. Paulo Dias, assumiu que nas edições anteriores «a participação tem-nos dado alento para que possamos fazer melhor», apesar de reconhecer que é mais difícil fazer participar os mais novos, mas apesar disso «sentimos que podemos fazer melhor».
O Pároco anotou ainda que a criação de uma Irmandade do Senhor das Chagas permite ajudar à celebração pascal mas também à de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Crato, dizendo «sentir a comunidade reunida e unida» nesse sentido.
Carlos Saraiva é a pessoa que se disponibilizou para «promover a constituição da Irmandade», declarando que «o objectivo é engrandecer as celebrações e as procissões», deixando claro que a Irmandade será «agregadora e aberta a todos» e «não de elite ou discriminadora».
Programa Semana Santa – 2024
20deMarço – Quarta-feira
18.00h – Celebração Penitencial e Confissões
24 de Março – Domingo de Ramos
11.00h – Bênção dos Ramos na Igreja da Misericórdia
11.15h – Procissão dos Ramos
11.30h – Celebração da Eucaristia na Igreja Matriz
18.00h – Solene Procissão do Senhor dos Passos (Sermão do Encontro na Praça do Município e Sermão do Calvário na Igreja de Santo António)
27 de Março – Quarta-feira Santa
21.00h – Via-Sacra – com as crianças na Igreja Matriz; Ritual do Candeeiro das Trevas
28 de Março – Quinta-feira Santa
18.00h – Missa da Ceia do Senhor na Igreja Matriz (Adoração e Desnudação dos Altares)
21.30h – Lava-Pés e Procissão do Senhor da Cana Verde
29 de Março – Sexta-feira Santa
15.00h – Celebração da Paixão, Adoração da Cruz e Comunhão na Igreja Matriz
21.30h – Procissão do Enterro do Senhor e Cerimónia do Enterro
30 de Março – Sábado Santo
22.00h – Celebração da Vigília Pascal, Missa das Aleluias (Capela do Carmelo São Nuno de Santa Maria)
31 de Março – Domingo de Páscoa
11.30h – Missa da Ressurreição do Senhor na Igreja Matriz
17.00h – Concerto de Páscoa na Igreja de Santo António
1deAbril – Segunda-feira
10.30h – Festa de São Gregório e
Missa na Igreja Matriz