Sem surpresa até porque era o único candidato, Ricardo Pinheiro foi eleito na segunda-feira, dia 12, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, no âmbito do processo eleitoral que escolheu os novos presidentes e um vice-presidente de cada uma das cinco CCDR do território continental.

Aníbal Coelho da Costa mantém-se como vice-presidente da CCDRA, tendo sido eleito pelos presidentes de Câmara da região Alentejo.

O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, e o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, acompanharam, na Direcção Geral da Administração Local (DGAL). O acto eleitoral envolveu mais de 10 700 eleitos locais, representando os 278 municípios do território continental.

Segundo Castro Almeida, este momento reveste-se de particular importância no contexto da reforma administrativa em curso. «A eleição destes membros dos órgãos dirigentes das CCDR, que saúdo, é muito importante para prosseguir com o processo coordenado de desconcentração», sublinhou o ministro, acrescentando que os nomes eleitos resultam de propostas conjuntas dos dois principais partidos autárquicos em cada região.

No total, foram eleitos Álvaro Santos para a CCDR Norte, Ribau Esteves para a CCDR Centro, Teresa Mourão Almeida para a CCDR Lisboa e Vale do Tejo, Ricardo Pinheiro para a CCDR Alentejo e José Apolinário para a CCDR Algarve. Quanto aos vice-presidentes, foram escolhidos Ricardo Bento (Norte), Nuno de Almeida (Centro), José Alho (Lisboa e Vale do Tejo), Aníbal Coelho da Costa (Alentejo) e Jorge Botelho (Algarve).

O governante destacou ainda que, com os responsáveis agora eleitos e os membros que virão a ser designados pelo Governo para as áreas sectoriais, será reforçado «o exercício de planeamento e de coordenação regional, mais próximo das populações».

Publicidade