Região Alentejo com «amplo espaço» na Festa do Avante! 2024

A Festa do Avante, que se assume como «a maior iniciativa político-cultural do nosso País», realiza-se nos próximos dias 6, 7 e 8 de Setembro, na Quinta da Atalaia, e «terá como todos os anos um amplo espaço dedicado à região Alentejo», concebido e organizado pelas organizações do PCP da região.

O Espaço Alentejo na Festa do Avante! 2024 terá como tema central os 50 anos da Revolução de Abril, a afirmação e defesa dos seus valores no futuro do País e da Região.  O tema estará presente na exposição política, na decoração e nos murais que embelezarão o espaço, e será igualmente abordado nos debates e momentos culturais.

Publicidade

«Serão recordadas e valorizadas as conquistas de Abril, e projectando o seu significado e valor na luta actual pela justiça, o progresso e o desenvolvimento do Alentejo», refere o PCP em comunicado, adiantando ainda que será «evocada a memória de todos os que deram a vida por Abril e pela liberdade, como Catarina Eufémia, quando passam 70 anos do seu assassinato, ou Caravela e Casquinha, assassinados há 45 anos quando lutavam pela defesa da reforma agrária»

Também os 10 anos da elevação do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade terá igualmente expressão no espaço Alentejo, bem como a valorização do movimento associativo, associando-se a Festa do Avante às comemorações do centenário da Casa do Alentejo.

O Espaço Alentejo da Festa do Avante organizará e acolherá dois debates políticos, o primeiro sob o tema “Abril é mais futuro – 50 anos da Revolução”, que decorre no sábado, 7 Setembro, pelas 15h; e o segundo com o tema “Cante Alentejano – 10 anos de património imaterial da humanidade e a luta pelo direito à cultura”, que decorre no domingo, 8 de Setembro, pelas 11h

Uma vez mais a gastronomia da região estará em destaque nos espaços das quatro organizações do PCP na região Alentejo, sendo que no espaço dedicado ao distrito de Portalegre a ementa terá como protagonistas o ensopado de Borrego, Febrinhas da Matança, Carne de Vinagrete, Moelas em molho de tomate, Bifanas, salada de pimentos, Sopa de tomate, Açorda à alentejana, Canja de galinha do campo; Queijos de Nisa e Sousel.

Será possível ainda encontrar em todo o Espaço Alentejo doces e bolos tradicionais da região.

Os vinhos alentejanos estarão como sempre presentes no Espaço Alentejo, seja nos espaços das organizações do Alentejo, seja em particular no Espaço da “Rota dos Vinhos” (A Garrafeira do espaço Alentejo) onde será possível adquirir uma vasta selecção de vinhos tintos, brancos e rosés de qualidade, oriundos de todo o Alentejo.

A cultura do Alentejo estará presente de várias formas, e como não poderia deixar de ser o Artesanato não faltará. No Espaço Artesanato encontrará alforges e talegos feitos de retalhos; artesanato de madeira e cortiça do Litoral Alentejano; azulejos com cortiça de Portel; barros de Beja, de Beringel e do Litoral Alentejano; bonecas de trapo do Litoral Alentejano; azeitoneiras, cantis e potes de Beja; cestos de palhinha de Odivelas (Ferreira do Alentejo); chocalhos das Alcáçovas; cortiça de Viana do Alentejo; latoaria de Santiago do Cacém e de Luzianes (Odemira); Bonecas de trapos de Santo André e Santiago do Cacém; loiças pintadas de Beja; madeira de oliveira de S. Miguel de Machede; peles de Monforte; Tecidos em linho de Mértola e de Castro Verde; utensílios da arte de trabalhar a cortiça, o chifre e a madeira.

A música e em especial o Cante Alentejano será presença constante durante os três dias da Festa. Ecoando em todos os recantos do Espaço Alentejo, e convidando todos a cantar.

Este ano actuarão no Espaço Alentejo em representação do distrito de Portalegre a Sociedade Filarmónica Galveense, o Grupo Galcanta (Ponte de Sor) e os Bombos de Nisa, além dos grupos dos restantes distritos que compõem a região.

A Entrada Permanente, que garante a entrada para os três dias da Festa, encontra-se à venda. O preço até à véspera da Festa é de 32 Euros. A EP pode ser adquirida nos Centros de Trabalho do PCP em toda a região Alentejo, e em outros locais públicos.

De modo a garantir que todos têm condições para ir à Festa do Avante as organizações do PCP no Alentejo realizam cerca de uma dezena de excursões a partir dos Distritos de Portalegre, Évora e Beja e também do Litoral Alentejano. Os preços e os horários das excursões podem ser consultados nos Centros de Trabalho do PCP ou nas páginas das redes sociais das organizações regionais do PCP de Beja, Évora, Portalegre e Litoral Alentejano.

Publicidade