Reconhecimentos e homenagens marcam Dia do Politécnico de Portalegre

Este ano, as comemorações do Dia do Politécnico de Portalegre, que assinalaram o 43º aniversário da instituição, decorreram na segunda-feira, dia 27, num dia que ficou marcado por reconhecimentos e homenagens a elementos da família Politécnico.

A primeira actividade do dia aconteceu na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Ladeado pela Presidência do Politécnico e pela Direção da ESECS, o professor Abílio Amiguinho descerrou a placa com o seu nome, que passa a designar o auditório da Escola onde leccionou durante 36 anos e da qual foi presidente do Conselho Directivo. A comunidade académica não quis deixar de comparecer para testemunhar esta homenagem e mostrar o seu apreço.

Publicidade

A cerimónia comemorativa, no Campus, iniciou-se com as intervenções institucionais, nomeadamente do presidente do Conselho Geral, Hugo Hilário, da representante dos estudantes, Bárbara Cotovio, do presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, e da presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Maria José Fernandes.

Seguiu-se o momento das homenagens, nomeadamente aos trabalhadores aposentados este ano – Celeste Vilela, Graça Carvalho, José Mourato, José Costa, Luís Durão, Maria Filomena Martins e Maria Luísa Panaças – , e aos que têm 25 anos ao serviço da instituição – Alda Cordas, António Camejo e José Velez -, que culminou com a outorga do título honorífico de Professor Emérito ao anterior presidente do Politécnico de Portalegre – professor Albano Silva. Com caráter de surpresa, o momento ficou marcado pela subida ao palco das suas netas, depois de ter sido projectada uma apresentação de fotografias, que complementou a nota biográfica do visado.

O título de Professor Emérito é atribuído, após parecer favorável do Conselho Académico e a aprovação do presidente do Politécnico, «a professor aposentado que se distinguiu nas suas actividades académicas».

Num dia que é “de todos, para todos”, os feitos dos Alumni mereceram destaque, em particular o desempenho profissional de dois antigos estudantes de Design de Comunicação e Técnicas Gráficas. Deu-se a conhecer que Rui Silva recebeu a medalha de prata dos prémios Meios e Publicidade, pela direcção de arte do genérico da telenovela da SIC “Flor Sem Tempo”. Sobre Renato Marques soube-se a notícia de que integra a equipa nomeada a Emmy Award, pela colaboração no projeto da série “For All Mankind”, desenvolvido para a Apple TV.

Na ocasião, foi lembrado que os órgãos científicos e pedagógicos da ESTG decidiram sugerir a inclusão do “design” na designação da Escola, dada a relevância do trabalho desta área, ao longo dos anos. Assim sendo, passará a designar-se “Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design”, após a formalização das necessárias alterações.

A sessão comemorativa teve início com a projecção de três curtas-metragens de animação – “Ciclo de Mori”, de Gunter Gomes, Tris Grave e Érica Fitas; “Arquipélago das Vogais”, de João Carvalho e Gabriel Heleno e “Voa Voa Andorinha”, de Carolina Cardoso e Mafalda Cruz – trabalhos realizados no âmbito do curso de Design de Animação.

A entrega dos prémios aos melhores alunos, assim como do prémio Alumni e dos prémios Colaborador, que tradicionalmente decorre durante as comemorações do Dia do Politécnico, passará a realizar-se em cerimónia própria, tendo-se anunciado que tal acontecerá a 1 de Março de 2024.

A lição de sapiência proferida pelo professor António Sampaio da Nóvoa incidiu sobre o novo contrato social para a educação, defendido pela UNESCO, tendo o antigo reitor da Universidade de Lisboa dissertado sobre o tempo e a diferença do ensino superior.

No programa de comemorações do 43º aniversário do Politécnico, a cultura não foi esquecida, e coube ao quinteto de sopros Euterpe Five animar a sessão comemorativa.

Foi ainda apresentada a colecção de cerâmica “Bailarinas – Portalegre e os seus símbolos”, produzida para o Politécnico de Portalegre pela ceramista Maria João Sampaio, tendo o novo professor emérito sido o destinatário da primeira peça, que alude às Tapeçarias de Portalegre.

O antigo aluno Nuno Ezequiel, diplomado do curso de Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico, variante de Educação Visual e Tecnológica, expõe uma mostra dos seus trabalhos nos Serviços Centrais. Coorganizada com o Atelier das Artes de Portalegre, esta exposição intitulada “Saudade” pode ser vista até 12 de Dezembro.

Publicidade