A PSP arrancou na segunda-feira, dia 8, com a operação “Início do Ano Lectivo 2025/2026”, no âmbito do Programa Escola Segura (PES). A iniciativa, que decorre até 19 de Setembro, tem como objectivo garantir um regresso tranquilo às aulas, com especial atenção à segurança de alunos, professores, auxiliares e encarregados de educação.

No total, a PSP é responsável pela vigilância de 3.243 estabelecimentos de ensino em todo o território nacional, abrangendo cerca de 967 mil alunos e 148 mil professores e assistentes operacionais.

Durante estas duas semanas, além das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), a operação contará também com o apoio de policiamento auto, brigadas de investigação criminal e equipas de fiscalização rodoviária, reforçando a vigilância nas imediações das escolas e nos percursos casa-escola-casa.

A PSP sublinha ainda que a segurança é «responsabilidade de todos» e deixa conselhos a pais e alunos. Entre as recomendações, destacam-se a importância de conhecer os horários e percursos escolares, evitar aceitar boleias ou ofertas de desconhecidos, não exibir dinheiro e circular, sempre que possível, em grupo.

A polícia aconselha também os estudantes a memorizar o contacto dos pais e o número de emergência 112, além de manterem uma relação de proximidade com os agentes que realizam policiamento nas escolas.

Com este reforço, a PSP pretende não só prevenir situações de risco, mas também aproximar-se da comunidade escolar, promovendo um início de ano lectivo mais seguro para todos.

Publicidade