Decorre até ao próximo dia 23 de Junho o período de entrega voluntária de armas de fogo detidas fora das condições legais, sem penalização para os seus detentores, bem como a possibilidade de regularizar a situação administrativa daquelas que, não estando legais, sejam legalizáveis.
No sentido de facilitar a entrega e legalização das armas em questão e ainda poder prestar alguns esclarecimentos sobre o Regime Jurídico das Armas e suas Munições, o Comando Distrital da PSP de Portalegre entendeu ser «adequado» desenvolver uma série de acções de apoio e proximidade em locais fora da sua área de actuação, nomeadamente das cidades de Portalegre e Elvas.
As iniciativas consistem na deslocação de uma Unidade Móvel de Atendimento da PSP, guarnecida por dois polícias do Núcleo de Armas e Explosivos do Comando Distrital de Portalegre, num local visível e de fácil acesso da cidade ou vila em questão, de modo a permitir a entrega e legalização de armas, evitando assim maiores deslocações e incómodos aos interessados.
Neste espaço, os interessados podem ainda renovar licenças de uso e porte de arma, até as caducadas, transmitir ou legalizar as suas armas, solicitar autorizações de compra de armas, entregar armas voluntariamente a favor do Estado e obter informações diversas.
Esta acções vão decorrer no dia 10 e 11 de Maio em Ponte de Sor, no Campo da Restauração, segundo depois, nos dias 12 e 13 de Maio, para o Largo do Jardim, em Sousel. No dia 14, a PSP estará em Avis, no Largo Cândido dos Reis.
O horário de atendimento na Unidade Móvel vai decorrer durante a manhã, entre as 09h e as12h30, e de tarde, entre as 13h30 e as 17h30.