PSP detém 156 pessoas durante Operação “2 ou 4 rodas, há espaço para todos”

Entre os dias 7 e 13 de Julho, a PSP dedicou especial atenção à fiscalização específica dos veículos de duas rodas com motor, bem como dos comportamentos dos demais utentes da via que coloquem em causa a segurança dos condutores dos veículos de duas rodas.

Esta operação, que mobilizou cerca de 2 000 Polícias a nível nacional, permitiu a fiscalização de mais de 21 mil viaturas, das quais 3 070 veículos de duas rodas, bem como o controlo de velocidade de 58 mil viaturas (em controlos de velocidade que a PSP continua a anunciar nas redes sociais).

Foram apreendidos 77 veículos, 69 títulos de condução e 61 documentos de veículos de veículos por infracções de diversas tipologias.

Concretizaram-se 156 detenções, das quais 72 por condução sob o efeito do álcool e 84 por condução sem habilitação legal. Destas, 12 foram registadas com o condutor a dirigir um veículo de duas rodas a motor.

Também das 149 infracções registadas por utilização de telemóvel em simultâneo com a condução, três são imputadas a condutores que dirigiam veículos de duas rodas.

Das 1 268 viaturas controladas em excesso de velocidade, 77 eram motociclos. Nesta categoria foram ainda detectados três condutores a circular sem capacete e 11 sem seguro obrigatório.

Em termos globais, as infracções mais comuns foram a circulação de veículo sem inspecção (134 situações) ou sem seguro (107), incumprimento da obrigação de paragem perante o semáforo vermelho (41) e a mudança irregular de via de trânsito (19).

Nesta janela temporal, a PSP registou 856 acidentes rodoviários, de que resultaram um morto e 266 feridos, 8 dos quais em estado grave.

Em comunicado, a PSP refere que «acredita ter contribuído de forma relevante, com a execução desta operação, para a diminuição dos índices de sinistralidade», apelando a todos os condutores para «que mantenham uma atitude prudente durante a condução, contribuindo para que, também neste capítulo, Portugal venha a ser um dos países mais seguros do mundo».

Publicidade