A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população devido ao agravamento do estado do tempo em Portugal continental a partir da tarde desta terça-feira, dia 4. Segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se precipitação intensa, trovoadas, granizo, vento forte e forte agitação marítima nos próximos dias.

De acordo com as previsões, a precipitação poderá ser forte e persistente em todo o território, por vezes acompanhada de granizo e trovoada. O vento sul deverá soprar com rajadas até 80 km/h no litoral e 100 km/h nas terras altas das regiões Norte e Centro. Já a agitação marítima será mais intensa na costa ocidental entre os dias 4 e 6 de Novembro.

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil alerta para a possibilidade de inundações urbanas, cheias, instabilidade de vertentes com deslizamentos de terras e acidentes na orla costeira devido ao mau tempo. O piso rodoviário escorregadio e o arrastamento de objectos soltos provocados pelo vento são outros riscos previstos.

Recomendações à população

A Protecção Civil recomenda à população a adopção de medidas preventivas, entre as quais:

  • Desobstruir sistemas de escoamento de águas pluviais e remover objectos soltos que possam ser arrastados pela chuva;
  • Garantir a fixação de estruturas móveis, como andaimes e placards;
  • Evitar circular ou permanecer junto a áreas arborizadas ou à orla costeira;
  • Não praticar actividades relacionadas com o mar, incluindo pesca desportiva e passeios à beira-mar;
  • Conduzir com precaução, reduzindo a velocidade e evitando zonas inundadas;
  • Retirar animais, veículos e equipamentos de áreas propensas a inundações;
  • Acompanhar as actualizações meteorológicas e seguir as indicações das autoridades.

A ANEPC reforça que o impacto das condições meteorológicas pode ser minimizado através de comportamentos preventivos e apela à atenção redobrada sobretudo nas zonas mais vulneráveis.

Publicidade