O Turismo de Portugal, em coordenação com a Direcção-Geral da Educação, lança oficialmente a nova edição do projecto GERAt. Depois de três anos de crescimento, durante os quais mais de 2.600 alunos de 116 escolas nacionais participaram activamente, o GERAt regressa em 2026 com uma ambição renovada: promover projectos turísticos locais, criativos e sustentáveis.
Com esta iniciativa que integra escolas do 3.º ciclo e do ensino secundário, o GERAt pretende reforçar a ligação entre educação, comunidade e território, incentivando aprendizagens colaborativas e cidadania activa. As escolas que participam no projecto afirmam-se como espaços onde a educação e o turismo se unem para inspirar jovens cidadãos a conhecer, cuidar e valorizar os seus territórios.
O grande vencedor da edição 2024/2025 foi o projecto “PORTIRANJA”, desenvolvido por uma turma do 8.º ano do Agrupamento de Escolas Júdice Fialho, em Portimão. Inspirado num dos produtos mais emblemáticos do Algarve — a laranja —, o projecto resultou num kit de boas-vindas sustentável, com produtos artesanais feitos pelos alunos, incluindo doce de laranja, bolachas, sabonetes e velas aromáticas. Sob os lemas “Sente, Prova e (E)leva o Algarve” e “Um projecto feito por ti e por todos nós”, o projecto destacou-se pela criatividade, envolvimento comunitário e sustentabilidade ambiental.
«O GERAt é uma oportunidade para os alunos se tornarem agentes de mudança nas suas comunidades e simultaneamente explorarem o turismo como força de valorização cultural, social e ambiental», afirma Ana Paula Pais, directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. «Queremos que mais escolas se juntem a este movimento e proporcionem aos seus alunos a experiência de imaginar e construir um futuro melhor para as comunidades onde vivem», acrescenta.
No ano lectivo anterior, escolas como o Agrupamento de Escolas José Régio representaram a região através de projectos que tinham como objectivo a criação de um percurso turístico educativo-cultural em Portalegre, com a cortiça como protagonista e o montado do sobro como eixo ecológico, valorizando património e memória (Fábrica Robinson), mostrando que este projecto permite que ideias nasçam na escola e impactem positivamente os territórios.
Participar no GERAt significa combinar currículo, criatividade e cidadania com vantagens em todas as vertentes, nomedamente para as escolas, um recurso pedagógico inovador que cruza educação, turismo e sustentabilidade, com formação pelas Escolas de Hotelaria e Turismo, visibilidade nacional e prémios monetários para os melhores projetos; para os alunos, um desafio prático que desenvolve competências de empreendedorismo, comunicação e trabalho em equipa, enquanto exploram um dos sectores mais dinâmicos da economia portuguesa; e oara as comunidades, novas ideias e iniciativas que valorizam o património, a cultura e o ambiente, usando o turismo como ferramenta de regeneração social e económica.

