Programa Regional Alentejo 2020 faz balanço no Centro Interpretativo do Vinho da Talha

O Centro Interpretativo do Vinho da Talha, em Vila de Frades, no concelho de Vidigueira, foi o palco de um evento organizado pelo Alentejo 2030 que teve como objectivo apresentar o balanço do Programa Operacional Regional (POR) Alentejo 2020, sendo o ponto alto do dia a homenagem ao Vogal do Alentejo 2020 e 2030, Filipe Palma, que cessou as suas funções no final do mês de maiô. 

Depois da apresentação de um vídeo institucional sobre o POR Alentejo 2020, António Ceia da Silva, presidente do Conselho Directivo do Alentejo 2030 e da Comissão Directiva da CCDRA, dirigiu-se aos presentes destacando o êxito que foi a execução do Alentejo 2020, mas também prestando homenagem a Filipe Palma pelo seu trabalho no Programa. 

Durante a sessão de abertura ouviram-se ainda as intervenções de Cláudia Joaquim, presidente da AD&C, e Caroline Callens, Chefe de Unidade DG Política Regional e Urbana – PT/ESP, seguindo-se a apresentação de resultados do Programa por Sérgio Barroso, da CEDRU, e Tiago Teotónio Pereira, Vogal Executivo Alentejo 2030.  

Recorde-se que o Alentejo 2020, integrado no quadro do Portugal 2020, teve como objectivo a promoção do desenvolvimento económico, social e territorial da região Alentejo, através de investimentos estratégicos em áreas como a inovação, competitividade, inclusão social, sustentabilidade e a valorização do património cultural. 

Cláudia Costa, Coordenadora do Núcleo de Comunicação – AD&C, moderou o debate sobre a evolução do POR Alentejo 2020, que contou com a participação de António Dieb e Roberto Grilo, ex-Presidentes da CCDR Alentejo / POR Alentejo 2020 e Luís Castilho, ex-Secretário Técnico POR Alentejo 2020, encerrando a sessão Filipe Palma, Vogal Executivo Alentejo 2030. 

A finalizar o dia, a cultura esteve presente com a actuação do Grupo Vindimadores de Vidigueira e do Grupo Coral de Vidigueira.

Já no dia 4 de Junho, o Centro Interpretativo do Vinho da Talha acolheu a 4.ª reunião do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030, um encontro fundamental para avaliar o progresso e delinear estratégias futuras do programa, que visa o desenvolvimento sustentável da região do Alentejo. 

A reunião contou com a presença de membros do comité de acompanhamento, assim como parceiros institucionais e stakeholders locais.  

O Alentejo 2030 tem como objectivo promover o desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo da região do Alentejo, através de investimentos estratégicos em diversas áreas prioritárias.

Publicidade