Seis meses depois do início das obras de requalificação, num investimento de cerca de 500 mil euros, reabriu esta quinta-feira, dia 18, a Pousada de Juventude de Portalegre. Esta que é a 44.ª unidade da rede faz com que as Pousadas de Juventude passem a marcar presença em todos os distritos de Portugal Continental.
A Pousada de Juventude de Portalegre passou por um processo de modernização contando agora com 12 quartos, num total de 42 camas, distribuídos por sete quartos múltiplos, quatro quatros duplos e um quarto duplo adaptado a pessoas com mobilidade condicionada. A renovada infraestrutura irá dispor ainda de copa, cozinha de alberguista e espaços funcionais e de lazer.
No seguimento do que é o projecto de renovação e melhoria das Pousadas de Juventude esta é uma unidade mais sustentável, digital, social, acessível e inclusiva. A reabilitação desta Pousada permite devolver as condições de segurança, conforto desta infraestrutura, munindo-a de mais valências.
A reabertura da Pousada de Juventude de Portalegre também representa um reforço do compromisso da Movijovem com o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior. Esta unidade estará disponível para acolher estudantes, já a partir do mês de Setembro, altura em que passará a estar reservada para esta finalidade.
Durante os meses de Verão, espera-se que esta unidade possa responder às necessidades e procura turística da região, seja ela de âmbito cultural, associativo, desportivo e também de utilizadores do novo programa ANDA Conhecer Portugal que permite que os jovens que terminem o 12.º ano possam ter férias gratuitas com viagens de comboio da CP – Comboios de Portugal e alojamento nas Pousadas de Juventude.
A cerimónia de inauguração deste espaço renovado contou com a presença da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, da presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, do presidente da Movijovem, Miguel Perestrello, bem como de várias entidades nacionais, regionais e concelhias.
Mais desenvolvimentos na próxima edição do nosso jornal