Arranca esta quarta-feira mais uma edição do European Rocketry Challenge (EuRoC), a única prova do género na Europa, que desafia jovens europeus a lançaram os seus foguetes (rockets). A iniciativa da Agência Espacial Portuguesa decorre até dia 15 de Outubro no aeródromo de Ponte de Sor e no campo militar de Santa Margarida, em Constância. Cerca de seis centenas de jovens universitários de vários países europeus irão concorrer com rockets pensados, desenvolvidos e construídos por eles mesmos, que podem ultrapassar os 10 metros de comprimento e que, em alguns casos, sobem aos nove mil metros de altura.
Este evento pioneiro reúne 25 equipas universitárias de 20 nacionalidades, oriundas de vários países europeus, que competirão entre si em lançamentos de rockets que alcançarão entre os três e os nove quilómetros de altitude. Pela primeira vez na história da competição, uma equipa australiana vai estar presente no EuRoC para, com as equipas europeias, reunir conhecimentos sobre rocketry.
«É uma honra receber em Portugal os mais talentosos estudantes europeus ligados ao setor espacial, que trazem consigo não apenas um conhecimento, mas também uma capacidade de inovação extraordinária. O EuRoC oferece um ambiente único para o desenvolvimento de tecnologia e o fortalecimento de colaborações internacionais. Este evento impulsiona não só o futuro de Portugal no espaço, mas também contribui para o avanço da Europa neste setor estratégico», sublinha Marta Gonçalves, gestora de Programas Educativos da Agência Espacial Portuguesa sobre esta iniciativa.
O European Rocketry Challenge (EuRoC) é a única competição de lançamento de foguetes na Europa para equipas universitárias. A iniciativa pretende fomentar sinergias entre a academia e a indústria aeroespacial, procurando a promoção do setor, assim como a inovação e a competitividade, contribuindo para a captação de talentos e criação de empregos altamente qualificados. O EuRoC serve, assim, de plataforma para o desenvolvimento de competências técnicas e incentiva uma cultura científica e inovadora entre os jovens, alargando a base de futuros profissionais e fortalecendo os meios que garantirão a sustentabilidade do setor aeroespacial em Portugal.
Prova do sucesso do EuRoC enquanto rampa de lançamento para o crescimento do ecossistema espacial português é a criação desde 2020, data da primeira edição, de várias equipas de rocketry nas universidades portuguesas. Este ano, a competição recebe as participações das equipas RED (do Instituto Superior Técnico) e Porto Space Team (da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Em anos anteriores, contou com participações de equipas vindas de instituições de ensino do Porto, Covilhã e Coimbra.
Apoiada pelo Exército Português e pelo Município de Ponte de Sor, a competição enaltece ainda o papel de Portugal no avanço da educação STEM e com foco na área aeroespacial. Entre os parceiros da competição