Autor: Fernando Crespo
Na madrugada desta sexta-feira, dia 6, os portalegrenses João Feiteira, Joaquim Almeida, Júlio Ceia, Carlos Solano, Fábio Dias, Ângelo Carrapiço, Paulo Miranda e Vítor Cordeiro partem para uma aventura solidária que os vai levar até Tourmalet, na França, de bicicleta, numa iniciativa que tem como objectivo angariar verbas para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Consciente do desafio, mas convictos da importância da causa, o grupo de oito amigos prepara-se para percorrer mais de mil quilômetros, e a jornada torna-se um desafio acrescido devido às idades dos participantes, sendo que o membro mais novo desta equipa, Fábio Dias, tem 42 anos, e o mais velho, Júlio Ceia, tem 61 anos.
Em conversa com o nosso jornal, João Feiteira, o responsável por esta ideia, e Joaquim Almeida, destacaram o principal objectivo solidário deste grupo de atletas, que partilha a paixão pelo ciclismo mas também a vontade de contribuir para uma causa que, como destacam «nos toca a todos, e que a todos deve sensibilizar», denotando que «todas as verbas que conseguirmos angariar são importantes para que a Liga possa continuar a desempenhar a sua missão, que é tão importante».
João Feiteira relembra que «cada vez há mais famílias a bater à porta da Liga Contra o Cancro a precisar de ajuda» e apela a todos para que, caso possam, façam donativos à instituição e apoiem quem tanto precisa de apoio.
Conscientes das despesas elevadas que uma iniciativa destas acarreta, os atletas procuraram apoios junto de empresas locais, nomeadamente ao nível da alimentação, que explicam que irá vai ser feita com base em comida de supermercado para poupar dinheiro, e também ao nível do alojamento, entre outras coisas necessárias a toda a logística desta missão, incluindo o gasóleo para as duas carrinhas da Liga, cedidas pelo Centro Vicentino da Serra e pela Associação de Futebol de Portalegre e que serão conduzidas por tês voluntárias do Grupo de Apoio de Portalegre – Rosa Irene, Filomena Cordeiro e Carla Cruz, que vão prestar apoio ao longo de toda a viagem.
Joaquim Almeida confessa mesmo que as contribuições e os apoios recebidos «têm superado muito as nossas expectativas», assegurando que «as verbas que já recebemos chegam, perfeitamente, para os custos que nós vamos ter, portanto, todo o dinheiro que restar vai ser doado à Liga Portuguesa Contra o Cancro».
Numa viagem que será dividida por sete etapas, o grupo de portalegrenses irá percorrer cerca de 200 quilómetros diários, com destino a Tourmalet, em França.
O percurso dos ciclistas pode ser acompanhado diariamente pelas redes sociais da Liga Portuguesa Contra o Cancro, nas quais encontrará também todos os canais disponíveis para que possa contribuir para esta causa.