Portalegrense Filipe Ramalho é o vencedor do Troféu Portugal 2024 

Foto: Jaime Horta

O Chef Filipe Ramalho, representante da região do Alentejo, venceu a 4.ª edição do Troféu Portugal, um concurso de cozinha que privilegia a gastronomia portuguesa, com foco na utilização e promoção da culinária e produtos regionais. A final decorreu durante a Feira Nacional de Gastronomia de Santarém. 

A grande final do Troféu Portugal aconteceu dia 24 de Outubro, inserida na Feira Nacional de Gastronomia de Santarém na Casa do Campino, com Filipe Ramalho, representante da região do Alentejo, a ser distinguido como o grande vencedor. A competição decorreu entre 21 e 24 de Outubro. 

Publicidade

Numa final muito disputada contra Carlos Gonçalves, representante da região da Madeira, Filipe Ramalho conquistou o júri com o prato ‘Cozido de Grão à Alentejana’. 

«Estou muito feliz por poder representar a minha região numa competição desta envergadura. E poder levar o troféu para casa é o melhor de tudo! O meu prato foi sendo afinado, a cada fase, conforme o feedback do júri. O meu objectivo foi sempre potenciar sabores, texturas e aplicar alguma técnica», referiu o vencedor.  

Natural de Portalegre, Filipe Ramalho é filho de pais cozinheiros. Estudou Gastronomia e Artes Culinárias na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e iniciou a sua carreira no Bistro 100 Maneiras. De seguida, e durante seis anos, chefiou o Restaurante Basilii, inserido no Torre de Palma Wine Hotel. Em 2021, abriu na região berço, o primeiro restaurante em nome próprio, Páteo Real, em Alter.

O Troféu Portugal é um concurso de cozinha, que envolve chefes de topo, os produtos e produtores portugueses. É um evento que privilegia a gastronomia portuguesa, com foco na utilização e promoção da culinária e produtos regionais. O concurso tem um histórico ilustre de vencedores composto por figuras do panorama gastronómico português, tais como Rui Martins, Rodrigo Castelo e Duarte Eira. 

Ao longo de quatro dias, Rita Magro (Porto e Norte), Patrícia Gerardo (Centro), Gonçalo Reguinga (Ribatejo), Annakaren Fuentes (Grande Lisboa), Filipe Ramalho (Alentejo), Jossara Martins (Algarve), Carlos Gonçalves (Madeira) e Cláudio Pontes (Açores) competiram por um lugar na final. A sua missão era a de apresentar «um prato que pudesse expressar o seu território, valorizando o uso de produtos e técnicas igualmente associadas à região». 

Nos dois primeiros dias de prova, nos quartos-de-final, Ramalho, Reguinga, Pontes e Gonçalves passaram à prova fase, eliminando Magro, Fuentes, Gerardo e Martins, respectivamente. De seguida, nas meias-finais, os representantes do Alentejo e da Madeira voltaram a vencer nas suas respectivas provas contra os do Ribatejo e dos Açores, defrontando-se assim na final. 
A avaliar as provas estiveram os chefes Rodrigo Castelo – Presidente de Júri (Ó Balcão, Santarém, 1 estrela Michelin), Luís Gaspar – Presidente de Júri Técnico (Sala de Corte, Brilhante e Pica-Pau, Lisboa), Margarida Rego, Duarte Eira (Salpoente, Aveiro), Manuela Brandão (Pap’Açorda, Lisboa), João Sá (Sála, Lisboa, 1 estrela Michelin) e Olga Cavaleiro (Investigadora). Durante as provas, foram tidos em conta critérios como a “apresentação e empratamento”, “sabor e aroma”, “pontos de cozedura e texturas”, “valor económico, execução comercial e harmonia”, “acondicionamento de produtos”, entre outros. 

«É um orgulho receber um concurso desta dimensão na minha cidade e que a mim, particularmente, me diz tanto. Ainda hoje me recordo do que abdiquei para poder conquistar este prémio. O Filipe é um justo vencedor. A prova foi definida em detalhes e o prato dele evoluiu e no final estava estrondoso. Orgulho-me muito de todos os participantes, estavam todos com um nível elevadíssimo», afirmou Rodrigo Castelo.  

Por sua vez, Paulo Amado, director das Edições do Gosto, umas das entidades organizadoras do evento, destaca o papel de Santarém no acolhimento do Troféu Portugal e reafirma a ligação da cidade com a competição desde o primeiro dia. «A primeira edição aconteceu nesta cidade, na segunda ganhou um chefe da terra e agora, a quarta, acontece de novo aqui. Foi uma edição foi bastante rica, em que tivemos revisões de pratos clássicos e leituras em cima de receitas, técnicas e produtos»

O concurso Troféu Portugal 2024 é organizado pelo Município de Santarém, pela Feira Nacional de Gastronomia e pelas Edições do Gosto. Tem como patrocinadores o Arroz Bom Sucesso, a Vivid Farms e a ICEL. 

Publicidade