A tradicional Feira das Cebolas regressa ao Parque de Feiras e Exposições de Portalegre entre os dias de 12 a 15 de Setembro. O certame volta a contar com um programa que aposta forte na promoção das actividades económicas do concelho, bem como na animação musical, tendo como cabeças de cartaz os conceituados artistas Tony Carreira, Miguel Azevedo e Mishlawi.
Durante a apresentação do evento, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermemlinda Carvalho, destacou o facto de a feira manter a localização da última edição, tendo como epicentro o Parque de Feiras e Exposições e estendendo-se ainda pelo pavilhão do NERPOR e pelo recinto da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre.
«Este é o espaço ideal para a realização da Feira da Cebolas, uma vez que esta não cabe naquilo que são os espaços dentro da cidade», refere Fermelinda Carvalho, adiantando que este ano o certame contará com um total de 130 stands, dos quais mais de uma centena de empresas, dois restaurantes e 20 vendedores ambulantes e carrosséis.
Fermelinda Carvalho frisa a importância de envolver os empresários locais e afirma que esta é uma feira que tem uma forte componente empresarial, pois «um concelho sem dinâmica empresarial não vai longe», refere, adiantando que «o nosso objectivo é fazer uma feira ainda mais bonita do que a do ano passado e com mais empresários», mostrando-se muito contente com a adesão registada este ano no que diz respeito ao sector empresarial do concelho e da região.
Paralelamente à venda e exposição de produtos, o evento conta com uma forte aposta no cartaz musical, aliando grandes artistas do panorama musical nacional, como Miguel Azevedo, que actua no dia 12, Mishlawi, no dia 13 e Tony Carreira, que sobe ao palco no dia 14, aos grupos da região, facto que a autarca destaca, defendendo que «é importante também darmos palco àquilo que são os nossos grupos nos nossos eventos».
O programa conta ainda com outras actividades como showcookings com os chefs José Júlio Vintém e João Mourato, a tradicional Corrida de Touros em que serão celebrados os 55 anos do Grupo de Forcados de Portalegre e ainda uma Gala Equestre com Miguel da Fonseca, no Centro Hípico.
Organizada pela Câmara de Portalegre, com o apoio do NERPOR e da Associação de Agricultores, a Feira conta com um investimento de 120 mil euros, oriundos do orçamento municipal, que Fermelinda Carvalho classifica como um «investimento modesto», e justifica que a contenção dos gastos é necessária pois trata-se de «um evento com entrada gratuita e conta com um cartaz musical de luxo».
Relativamente ao recinto da feira, a vereadora Laura Galão garantiu que vão ser implementadas melhorias ao nível dos acessos às diferentes zonas, destacando que a zona do palco será revista por forma a acolher mais pessoas.
Para além disso e tal como aconteceu na última edição, o Município vai preparar uma rede de transportes entre o centro da cidade e o Parque de Feiras, por forma a dar oportunidade a toda a população de poder marcar presença no certame. Nas freguesias o mesmo poderá ser feito caso as respectivas Juntas mostrem interesse, segundo disse Fermelinda Carvalho.
A Feira das Cebolas promete ser um evento marcante, unindo cultura, as actividades económicas e tradição, pelo que a Câmara Municipal convida todos os portalegrenses e visitantes a desfrutarem de um programa «variado e de grande qualidade», que pretende superar o sucesso das edições anteriores.
Por Daniela Fernandes