A Feira das Cebolas de Portalegre, que decorre de 7 a 10 de Setembro no Parque de Feiras, irá ser palco do lançamento da música original “Portalegre sem igual”, pelo coletivo da aKadémia Improviso.
A apresentação está agendada para o primeiro dia do certame, dia 7, pelas 21h no palco principal.
A música ‘Portalegre sem igual’ é um tema sobre Portalegre, com música e letra de José Manuel Meireles, que tem como propósito transmitir uma atmosfera alegre e positiva sobre a cidade. Este original vai ser apresentado por um coletivo da aKadémia-Improvisos, com arranjos de João César, e os músicos Ana Mónica Santos (Voz), Nuno Ribeiro (Piano), Telmo Lopes (Guitarra), Javier A. Baigorri (Baixo), Áron Tóth (Bateria), José Meireles (Saxofone Alto), Miguel Rasquinho (Saxofone Barítono) e João César (Trompete).
Ouça um excerto do tema:
A renovada Feira das Cebolas dá o salto para o Parque de Feiras
A tradicional Feira das Cebolas, um dos eventos mais queridos pelos portalegrenses, regressa este ano como Exposição de Actividades Económicas, num novo formato que cruza tradição e inovação, para mostrar e alavancar o que de melhor se faz em Portalegre e arredores.
Com um programa diversificado que projecta Portalegre para o futuro, será a montra do potencial económico do Norte Alentejano, com gastronomia, música, artesanato e divertimentos, com destaque para os 292 expositores das áreas agrícola e pecuária, empresarial e de serviços.
As exposições e eventos irão decorrer no Parque de Feiras e Exposições de Portalegre e nas instalações do NERPOR – AE e da AADP – (Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre), pois como a presidente Fermelinda Carvalho frisou, em conferencia de imprensa, «não há condições suficientes na Avenida da Liberdade para fazer uma exposição animal com toda a segurança e condições que os animais necessitam, nem para receber todos os expositores que demostraram interesse em participar», por isso também o espaço foi alterado, sendo que o grande objectivo do Município de Portalegre é «tornar a Feira das Cebolas num evento de grande dimensão, aproveitando todo o potencial que Portalegre tem para fazer deste evento uma referência no Alto Alentejo», e ao nível do que se faz noutras localidades do País.
Num investimento que ronda os 90 mil euros, a autarca considera que foram feitos todos os esforços para «criar um programa atractivo, um espaço com grande dinâmica e variedade de actividades, que certamente será do agrado de todos aqueles que nos visitarem», denota Fermelinda Carvalho, que reconhece ainda que ao aventurar-se em mudar o local da Feira do centro da cidade as pessoas possam ter resistência a essa mudança, mas mostra-se convicta de que «não faltaram condições para quem se quiser deslocar», uma vez que foi criada uma rede de transportes gratuita que assegurará as deslocações, com autocarros a percorrer a cidade em variados horários, e que permitem também o regresso nos finais de noite.
A presidente destaca ainda que «o acesso à Feira e aos espectáculos será gratuita, que é algo que fazemos questão» e convida a todos a visitar o certame para que seja «um sucesso».
A inauguração da Feira, com a abertura dos expositores e do recinto, terá lugar no dia 7, às 18h, com animação de rua pela Marchinha do Botequim.
Dos diversos eventos musicais que farão parte da Feira das Cebolas, destaca-se, no primeiro dia da festa, na quinta-feira, pelas 19h, o Grupo de Cante Os Lagóias. Às 20h, actuará o Grupo de Sevilhanas do EsPasso de Dança, e a presidente realçou na conferencia de imprensa que, na quinta-feira, pelas 21h, haverá a apresentação de um tema original em homenagem a Portalegre chamado “Portalegre sem igual”, pelo coletivo da aKadémia Improviso.
O grande destaque do dia 7 será o concerto com o conceituado grupo espanhol R.A.Y.A., às 22h, terminando a noite com a animação do DJ Nelson, a partir das 23h.
Na sexta-feira à tarde, dia 8, destaque para a arruada do Grupo de Cantares CantAlagoa, às 19h00. Pelas 22h, um dos grandes momentos da Feira, com a actuação de Nuno Ribeiro, um dos nomes mais fortes da nova geração da música portuguesa.
Para fechar a noite, o DJ Jay Lion trará um ambiente de música dos anos 80, a partir das 00h.
No dia 9, sábado, às 12h decorrerá uma arruada com o Rancho Folclórico de Fortios e à tarde teremos, também em todo o espaço da Feira, a actuação da Trupe Euterpe, a partir das 15h. Pelas 17h, nas instalações da AADP, actuará o emblemático Grupo de Pedrinhas de Arronches.
À noite, a partir das 21h, actuarão os portalegrenses Migas d’Aço e, pelas 22h30, mais um momento alto da Feira das Cebolas, com o concerto de Maninho. A noite de sábado terminará de forma animada, com o DJ Funkintown, a partir das 00h.
No último dia da Feira, domingo, mais uma vez os grupos da região estarão em destaque, com a arruada do Grupo Folclórico e Cultural da Boavista, às 15h, e o concerto dos Sons do Campo, pelas 16h, nas instalações da AADP.
A Feira das Cebolas é um evento que celebra o encontro dos portalegrenses com as suas raízes, juntando as actividades tradicionais com a modernidade dos diferentes sectores da economia e a capacidade de atrair novos investidores para o concelho. Assim, farão também parte do programa diversos eventos que merecerão lugar de honra na Feira.
Dia 8, sexta-feira, no auditório do NERPOR – AE, pelas 15h15, terá lugar o Seminário “A Importância da Agricultura nos Territórios do Interior”. Pelas 18h, no Picadeiro do Centro Hípico de Portalegre, decorrerá uma demonstração a cavalo, pelos alunos do Centro Hípico.
Sábado, dia 9, pelas 11h, realiza-se a demonstração de treino de obediência canina, por Alexandre Bragança, no Picadeiro do Centro Hípico e, pelas 15h, o 10º Leilão de Reprodutores de Gado Bovino, no Parque de Leilões. Às 18h, terá lugar a demonstração de Cães Pastores, no Picadeiro do Centro Hípico.
A sempre divertida experiência a cavalo e pónei atrelado, uma actividade familiar, decorrerá nos dias 9 e 10 de Setembro, entre as 10h e as 12h e as 10h e as 11h, respectivamente, no Picadeiro do Centro Hípico.
Também no domingo, dia 10 de Setembro, nas instalações da AADP, terá lugar a 32.ª Exposição Canina Monográfica do Rafeiro do Alentejo, pelas 10h30, seguindo-se a demonstração de saltos e obstáculos, pelas 11h, no Picadeiro do Centro Hípico. Às 17h, também na AADP, decorrerá o 1.º Concurso Regional do Cão da Serra de Aires.
![](https://jornalaltoalentejo.sapo.pt/wp-content/uploads/sites/8/2023/08/PORTALGRE_cebola_2023-scaled.jpg)