A área de expansão da Zona Industrial de Portalegre, um investimento na ordem dos 3.5 milhões de euros, cofinanciados em 85% pelo Alentejo 2020/PORA, começa a dar frutos ao promover uma nova dinâmica capaz de fixar empresas e trabalhadores no território.
Inaugurada em Fevereiro de 2024, os novos espaços da zona industrial têm já perspectivados a instalação de seis empresas, representando no seu conjunto 134 novos postos de trabalho.
Entre as empresas que se irão instalar contam-se duas da área da construção, Urbigav Construções e Engenharia e Damião & Belo, uma empresa de serralharia e manutenção industrial, a Henrique Oliveira Unipessoal, uma da área do comércio/reparação de motociclos e representante da marca YAMAHA, LMOTO LDA, um hotel para animais, Maria Enes de Oliveira, e uma ampliação da área de negócio do Grupo Jorge Isidro.
Também o Banco Alimentar contra a Fome terá um lote para construção das novas instalações, tendo-lhe sido doado um dos lotes por deliberação do Executivo Municipal.
O Município de Portalegre, congratulando-se pela fixação de empresas e criação de postos de trabalho nos novos lotes disponibilizados na zona industrial para esse fim, refere que a expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Portalegre veio «dar continuidade e fortalecer a actividade económica do concelho ao acrescentar 28 hectares ao actual Parque Industrial, num total de 49 novos lotes, 14 de uso industrial e os restantes 35 unificados e destinados à construção de raiz das instalações do Comando Territorial da GNR e do Centro de Formação de Portalegre da Guarda Nacional Republicana».
Também a empresa Hutchinson Borrachas de Portalegre já iniciou as obras de expansão, com a previsão de criar, numa fase inicial, 100 novos postos de trabalho, número que poderá duplicar numa segunda fase.
A Câmara Municipal de Portalegre felicita «todos estes empresários, que escolheram Portalegre para investir. Saber que há pessoas que querem fazer mais pelo seu negócio em Portalegre é motivo de particular satisfação para nós. É com orgulho que reconhecemos que investimentos como estes têm o potencial de contribuir para dinamizar mais o nosso concelho».