Na sequência do processo de insolvência do Centro Social e Comunitário de São Bartolomeu encontram-se em leilão os activos da insolvente, nomeadamente dois edifícios destinados a serviços e que correspondem à Igreja de Santo António e ao Centro Comunitário dos Assentos.
Os imóveis estão avaliados 441 mil euros, sendo este o Valor Base de Venda e a licitações iniciam em 300 mil euros.
Os edifícios apresentam uma arquitetura contemporânea, de linhas simples, com construção de 2008. O projecto de arquitetura foi assinado pelo arquiteto portalegrense João Luís Carrilho da Graça.
De acordo com a informação disponibilizada pela plataforma de leilões LEILOSOC® Worldwide, o edifício da igreja tem uma área coberta de 847,83 m² e uma área descoberta de 1.876,63 m². Por sua vez, o Centro Comunitário é composto por uma área coberta de 1.035,14 m² e uma área descoberta de 940,50 m².
Este direito sobre imóveis beneficia de isenção de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto de Selo, ao abrigo do Artigo n.º 270, n.ºs 1 e 2 do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (CIRE).
O Centro Social e Comunitário de São Bartolomeu foi uma instituição particular de solidariedade social criada pela paróquia de São Lourenço, Portalegre, na década de 60. Durante o seu funcionamento, possuía as valências de creche, pré-escolar e actividades de tempos livres.
O leilão decorre na plataforma de leilões LEILOSOC® Worldwide até ao dia 8 de Abril.

