A iniciativa solidária “Todos Temos Amor para Dar”, integrada no Programa de Responsabilidade Social do Politécnico de Portalegre, regressa nesta quadra natalícia para a sua 17.ª edição, reafirmando o compromisso de apoiar crianças e famílias em situação de vulnerabilidade no distrito de Portalegre.

Este ano, a campanha arrancou com uma decisão difícil: não serão realizados os habituais cabazes de Natal. A opção resulta da dificuldade em garantir o apoio regular das empresas parceiras, do aumento significativo do número de famílias apoiadas e aos valores inéditos dos bens alimentares.

Perante este cenário, a organização decidiu regressar à essência do projecto, concentrando esforços na recolha de prendas de Natal para as crianças identificadas. O objectivo é garantir que cada uma possa viver a magia da quadra natalícia, recebendo um presente escolhido especialmente para si.

Em 2025, são 79 crianças, com idades entre os 0 e os 17 anos, que aguardam um presente de Natal. Todas vivem com os seus pais ou cuidadores, em contextos de grande fragilidade social. Estas crianças dependem de apoios sociais e estão habituadas a receber brinquedos usados ou recuperados, não tendo, em muitos casos, a experiência de abrir um presente novo embrulhado especialmente para elas.

«São crianças para quem, sem nós, não haverá Natal», sublinha a organização, reforçando a importância da mobilização da comunidade.

Paralelamente à recolha de brinquedos, a campanha irá também aceitar donativos de alimentos e produtos de higiene, que serão entregues às instituições do distrito para apoio continuado às famílias ao longo do ano.

A recolha decorre em três pontos da cidade de Portalegre, nomeadamente no Campus do Politécnico de Portalegre, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e nos Serviços Centrais do IPP A recolha de presentes irá decorrer até ao dia 18 de Dezembro (quarta-feira).

Publicidade