Está tudo a postos para mais uma edição, a 23.ª, da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional, evento de referência que alia diferentes patrimónios de Portalegre – gastronómico, cultural e patrimonial. O Mosteiro de São Bernardo volta a ser o epicentro do certame que durante o próximo fim-de-semana, dias 28, 29 e 30, promete elevar Portalegre a capital da doçaria a nível nacional.
Esta ano são cerca de 40 os expositores que vêm até ao Alto Alentejo dar a conhecer os doces, licores e bolos tradicionais. Tudo isto aliado a uma programação diversificada e com forte aposta nos grupos do concelho.
Destaca-se a animação protagonizada pelos grupos e associações locais, a Exposição Doces Traços, pelo artista Luís Félix, os concursos de Doçaria e os workshops que ficam a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, da doceira Rosária Maria e do Chef Duarte Gueifão.
A novidade do programa infantil é a actividade “Sabores com histórias”, dedicada ao público infantil e às famílias, com o espectáculo “O Bolo”, apresentado pela Companhia “Era uma vez marionetas”, que oferece uma experiência lúdica e educativa aos participantes.
Mais uma vez, a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre propõe-se adoçar os sentidos dos visitantes, promovendo o património gastronómico e cultural da região no ambiente único do mosteiro feminino cisterciense, de onde são originários doces como os Rebuçados de Ovo, os Fartes ou o Torrão Real.
Dando seguimento à afirmação da Boleima de Portalegre, como doce tradicional que se pretende preservar e valorizar, realiza-se o III Concurso da Boleima aberto a toda a comunidade.
Programa
28 MARÇO
18h30 – Inauguração da Feira
Apontamento Musical – Banda da Sociedade Musical Euterpe
19h00 – Inauguração da Exposição “Doces Traços”
Exposição do artista plástico Luís Félix.
19h30 – Apontamento Musical – Alunos da Escola de Artes do Norte Alentejano
21h30 – “Quarteto em Mim com Vera Soldado”
Um espetáculo repleto de sonoridades distintas, que nos transporta para experiências de fruição musical únicas. Proporcionado por José Raimundo (Piano), Rui Ramos e Tamara Torres (Violino), Cláudia Romão (Violoncelo) e Vera Soldado (Voz).
22h30 – Encerramento da Feira
29 MARÇO
11h00 – Abertura da Feira
Concurso de Doçaria (Melhor Doce Conventual)
Concurso de Doçaria (Melhor Doce Tradicional)
Concurso de Licores (Melhor Licor Tradicional)
15h30 – Grupo de Cantares Cantalagoa
Não perca os temas tradicionais e populares da Freguesia da Alagoa e do Concelho de Portalegre.
16h30 – Tuna da Academia Sta. Clara
A Tuna da Academia Sta. Clara trará ao evento melodias tradicionais alentejanas, exaltando as belezas de Portalegre e o profundo amor pelo Alentejo, num momento musical que promete encantar os visitantes.
17h00 – Workshop “Maçã, Canela e Ameixa”, pelo Chef Cristiano Louro, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
18h00 – Apontamento Musical – Alunos da Escola Adágio
18h30 – Workshop “Miniaturas de Amêndoa”, por Rosária Maria
21h30 – Fora de Tempo
Grupo musical constituído em Maio de 2001, formado pelos músicos Bruno Azeitona (Guitarra Baixo e Voz), Eduardo Ribeiro (Guitarra e Voz), Jorge Gargaté (Piano, Sintetizador e Voz), Ricardo Brito (Bateria e Percussão). São vários e diferentes os estilos musicais a que poderão assistir. Temas originais, Pop Rock, Música Popular e de Intervenção.
22h30 – Encerramento da Feira
30 MARÇO
11h00 – Abertura da Feira
Concurso Boleima de Portalegre 2025 (Aberto à população)
15h00 – CAEP Voices
Um espetáculo com músicas que fazem parte do nosso imaginário, desde canções portuguesas e latinas, a êxitos de filmes de Hollywood.
16h00 – Sabores com Histórias – Espetáculo “O Bolo”, pela Companhia “Era uma Vez, Marionetas”
Divirta-se em família com o Espetáculo de Marionetas “O Bolo”. “Um dia, o Sr. António e a Sra. Antónia fizeram um bolo. Deixaram-no a arrefecer e pediram aos meninos que tomassem conta dele, mas o Bolo conseguiu fugir para a floresta. O que o Bolo não contava é que havia alguém mais esperto do que ele.”.
17h00 – Workshop “Boleima de Portalegre”, com o Chef Duarte Gueifão
18h00 – Orquestra de Acordeões
Momento musical, com referências ao Tango, que colocará em diálogo os ritmos característicos. Um verdadeiro duelo entre a arte e sentimentos dos vários compositores. A Orquestra de Acordeões, composta por alunos desde o 3º ao 8º grau, tem a direcção do Professor Duarte Graça e surge no âmbito da disciplina de classe conjunto dos Cursos Artísticos Especializados da Música, leccionados na Escola de Artes do Norte Alentejano.
19H00 – Encerramento da Feira