A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre recebeu esta quarta-feira a primeira etapa regional da 36.ª edição do Chefe do Ano e consagrou Alexandre Cabrita (Al Sud, Palmares Ocean Living & Golf, Lagos) como vencedor. Bruno Gomes (Apego, Porto) e Pedro Dias (Mainside) ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
O cozinheiro de 28 anos apresentou ao júri um menu composto por “Açorda de tomate e espargos com gema de codorniz” (entrada vegetariana), “Bacalhau com grão e emulsão de colagénio e pimentos” (prato de bacalhau), “Borrego com cenoura algarvia e Arroz de forno” (prato de carne) e “Mousse de laranja com texturas de azeite e aroma de poejo” (sobremesa com azeite).
Após ouvir o seu nome como vencedor, o cozinheiro afirmou: «treinei e esforcei-me ao máximo para vencer e consegui. Conquistar a etapa regional foi o resultado de semanas de dedicação e de tudo o que já aprendi nesta profissão». A cerimónia de entrega de prémios seguiu-se a um almoço especial, preparado pelos chefes João Mourato e Miguel Florentino, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.
A avaliar a prova estiveram os chefes António Bóia (Presidente de Júri), do JNcQUOI Avenida, em Lisboa, Dieter Koschina, do Vila Joya, em Albufeira (duas estrelas Michelin), João Oliveira, do Vista, em Portimão (uma estrela Michelin), em Lagos, André Magalhães, d’A Mesa do CAM, em Lisboa e Luís Gaspar (Chefe do Ano 2017), da Sala de Corte, em Lisboa. Referir que a concurso estiveram ainda os concorrentes Luís Gaspar (Sesimbra Oceanfront Hotel, Fábio Silva (Belmar Hotel Faro) e Maurício Vieira (Restaurante Águas de Bacalhau).
Finalizada que está a etapa Sul e Ilhas, o maior e mais antigo concurso nacional de cozinha para profissionais em Portugal, ruma agora ao Oeste, na Escola de Hotelaria e Turismo das Caldas da Rainha, a 8 de Abril, para a realização da Etapa Centro.