Os presidentes das Câmaras de Gavião, Nisa, Vila Velha de Ródão, Abrantes, Mação, Constância e Castelo Branco deslocaram-se ontem ao Parlamento para alertarem os deputados para o estado de poluição do rio Tejo.
Os autarcas foram ouvidos na comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, onde estiveram também presentes os dois deputados eleitos pelo círculo de Portalegre.
Durante a sessão os autarcas deram conta do agravamento da poluição no rio, que é bastante visível quando o nível das águas está mais baixo e alertaram para as possíveis consequências que esta situação poderá ter junto das comunidades piscatórias.
Recorde-se que nos concelhos de Nisa e Gavião, os únicos concelhos por onde passa o rio no Alto Alentejo, esta situação está a preocupar as autarquias, que já alertaram várias vezes para o problema.
As alegadas descargas de várias fábricas localizadas em Vila Velha de Ródão são as causas apontadas, por pescadores e autarcas, para a origem deste problema.
Mais desenvolvimentos na próxima edição do nosso jornal