Os Institutos Politécnicos vão poder atribuir o grau de Doutor e vão passar a adoptar a designação de Polytechnics University, já a partir do próximo ano lectivo, bem como a alteração da denominação para Universidades Politécnicas, a partir de 2024.
A proposta, apresentada pelo grupo parlamentar do PS, foi aprovada esta sexta-feira, dia 24, na Assembleia da República, com o voto favorável de todos os grupos parlamentares.
A aprovação destas alterações vem dar resposta à ambição do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) que, em comunicado, considera que «este é um momento muito importante para o Ensino Superior Politécnico e que, acreditamos, irá imprimir uma nova dinâmica a todo o ensino superior em Portugal», salienta Maria José Fernandes, presidente do CCISP.
Quem também já reagiu à aprovação destas alterações foram os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Portalegre, Eduardo Alves e Ricardo Pinheiro, que, em comunicado, «saúdam possibilidade de os Politécnicos ministrarem doutoramentos e felicitam a futura Universidade Politécnica de Portalegre».
Mais desenvolvimentos na próxima edição do jornal Alto Alentejo