O Politécnico de Portalegre realiza, no dia 21 de Maio, às 18h, uma sessão de esclarecimento online sobre como os alunos titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário (cursos profissionais) e cursos artísticos especializados podem concorrer às licenciaturas através do Concurso Especial de ingresso no Ensino Superior para Diplomados das Vias Profissionalizantes. Esta forma de acesso permite aos alunos destes cursos realizarem exames que incidem apenas sobre as matérias leccionadas nas disciplinas dos seus cursos.
A sessão está a cargo do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior para o distrito de Portalegre e é o momento indicado para os candidatos poderem perceber como funciona o processo e esclarecer dúvidas.
Este regime visa permitir aos alunos dos cursos profissionais, cujas áreas de formação estejam alinhadas com as licenciaturas, concorrer directamente a estas. O processo tem dois momentos, sendo o primeiro a inscrição para as provas (até 23 de Maio) e o segundo ‒ após aprovação na prova ‒ candidatar-se ao(s) curso(s) pretendido(s).
Para este regime as várias instituições de Ensino Superior do país foram agrupadas em redes. O Politécnico de Portalegre integra a Rede Sul e Ilhas, da qual também fazem parte os Politécnicos de Beja, Setúbal, Santarém, as Universidades da Madeira, Évora, Algarve, Açores, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Escola Náutica Infante D. Henrique.
Os candidatos poderão realizar a sua prova em qualquer uma destas instituições, independentemente de se quererem candidatar a uma licenciatura dessa instituição ou a qualquer outra instituição de Ensino Superior, desde que exista reconhecimento da prova.
O Politécnico de Portalegre oferece 62 vagas distribuídas por 21 licenciaturas, tanto em regime diurno, como em pós-laboral.