Entrou em vigor a nova designação de duas das escolas do Politécnico de Portalegre. Após os devidos trâmites, a Escola Superior Agrária de Elvas passa a chamar-se Escola Superior de Biociências de Elvas e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão adota a denominação de Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design.
De acordo com o Politécnico, mudar a designação para Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design é «corresponder ao desenvolvimento e relevância da área do Design na Escola, que se foi consolidando ao longo dos anos da sua existência, traduzindo-se hoje num conjunto de cursos reconhecidos pela sua qualidade, com um número crescente de estudantes e um corpo docente qualificado».
O Design vê, assim, refletida na designação da Escola a «importância que representou e continuará a representar para o crescimento e prestígio da instituição».
Em Elvas, o objectivo foi «criar as condições necessárias à proposta de outras ofertas formativas, em domínios diferentes do saber, com vista à rentabilização dos recursos já existentes, ao nível das Ciências Agrárias e Veterinárias, potenciando a multidisciplinariedade e ampliando o leque de escolhas disponíveis para os estudantes se candidatarem ao Politécnico de Portalegre, numa óptica de sustentabilidade e de coesão territorial. Tendo sido precedida por reflexão e discussão interna alargada, a possibilidade desta mudança foi bem acolhida, quer na Escola, quer na comunidade», justifica o IPP.
O Politécnico de Portalegre acredita estarem reunidas as condições para «continuarmos no caminho do crescimento e afirmação», sublinhando que «com o contributo de todos, espera-se que a apropriação dos novos nomes e respectivas siglas – ESBE e ESTGD – aconteça com naturalidade.