Politécnico de Portalegre pioneiro na entrega de um Doutoramento Honoris Causa. António Cachola recebe o título honorífico

O próximo dia 28 de Fevereiro será uma data emblemática para o Politécnico de Portalegre, que, pela primeira vez, fará a atribuição de um Doutoramento Honoris Causa – realidade inédita no panorama nacional do ensino superior politécnico – sendo o título honorífico concedido ao comendador António Cachola.

O Politécnico de Portalegre será, assim, a primeira instituição portuguesa de ensino superior politécnico a atribuir um Doutoramento Honoris Causa.

Publicidade

O Conselho Académico do IPPortalegre deliberou, por unanimidade, aprovar a atribuição do primeiro título de Doutor Honoris Causa da instituição ao comendador António Cachola, como reconhecimento pelo seu valor pessoal e pelo trabalho desenvolvido em prol da Cultura e da Arte Contemporânea. Distinguindo-se na actividade profissional, cultural e cívica, com altos serviços prestados à região, tem contribuído para o seu prestígio e engrandecimento.

A cerimónia de outorga das insígnias de Doutor Honoris Causa realiza-se no Campus Politécnico e Paulo Moita de Macedo (CEO da Caixa Geral de Depósitos) é o patrono do agraciado e Albano Silva (Professor Emérito do IPPortalegre), o elogiador.

A atribuição deste título honorífico visa homenagear personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras que, pelo seu percurso de vida, se tenham distinguido na atividade académica, científica, política, cultural, cívica e/ou profissional, tendo contribuído para o prestígio e engrandecimento do Ensino, da Investigação, do País e/ou da Humanidade.   

“Politécnico de Excelência” volta a distinguir os melhores na comunidade académica

No mesmo dia, e após a cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa, realiza-se a segunda edição da iniciativa “Politécnico de Excelência”, com a entrega de dezenas de prémios e distinções, para reconhecimento do mérito da comunidade académica.

Ambos os eventos terão lugar no Campus Politécnico, no auditório Dr. Francisco Tomatas, no período da tarde.

Está confirmada a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação que, durante a manhã, inaugura a nova residência de estudantes.

O “Politécnico de Excelência” consolida-se como um evento de referência no reconhecimento do desempenho académico e profissional dos seus estudantes, diplomados, investigadores, docentes e colaboradores, com a atribuição de prémios anuais, patrocinados por empresas, entidades ou personalidades de prestígio. Além destes prémios, serão também distinguidas as melhores ideias de negócio no âmbito do concurso Poliempreende.

Esta segunda edição reforça a importância do evento como um elo entre o meio académico e o setor empresarial, fortalecendo as parcerias institucionais e promovendo o reconhecimento dos melhores talentos e consolidando o Politécnico de Excelência como uma celebração de referência no ensino superior.

A cerimónia contará ainda com a entrega de 25 prémios financiados no âmbito do projeto Meridies Consortium – upskilling and reskilling systemic solutions for accelerating the digital, energetic and circular transitions, pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), República Portuguesa e pela União Europeia – Next Generation EU.

Publicidade