O Politécnico de Portalegre celebrou esta segunda-feira, dia 25, o 44.º aniversário com a tradicional sessão comemorativa que decorreu no Campus Politécnico e que ficou marcada pelo anúncio de que a instituição de Ensino Superior viu aprovados três cursos de Doutoramento. Em dia de balanços e reflexões, o presidente do Politécnico, Luís Loures, deu ainda nota que estão em curso investimentos de cerca de 22 milhões de euros, a que se somam mais 30 milhões para projectos de investigação e inovação.
Com uma comunidade académica composta por mais de 4000 estudantes, divididos pelas quatro escolas localizadas em Portalegre e Elvas, o Politécnico tem apostado no reforço da aposta formativa. Nesse âmbito, a instituição viu aprovados três Doutoramentos nas áreas de Agricultura Sustentável, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, de Economia Circular, em parceria com a Universidade de Évora, e de Hidrogénio e Gases Renováveis, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Rio de Janeiro.
Para Luís Loures, presidente do Politécnico, que falava durante a cerimónia, a aprovação destes cursos tem «uma importância estratégica» para a instituição, uma vez que é seu objectivo alterar a sua designação para “Universidade Politécnica”.
O dirigente deu ainda conta dos investimentos de mais de 22 milhões que o Politécnico tem em curso através de obras de construção, ampliação e requalificação e edifícios, incluindo residências, que vão possibilitar a criação de mais 600 camas já no próximo ano lectivo, a nova escola de Pós-Graduações, novos espaços de cowork, de estudo, de convívio, recreio, deporto e lazer.
Para além disso, Luís Loures destacou ainda que a instituição tem mais de 50 projectos de inovação e investigação em curso, que contam com um financiamento total de 30 milhões de euros, sendo que 60% deste valor diz respeito ao financiamento internacional.
A cerimónia contou ainda com as intervenções de Hugo Hilário, presidente do Conselho Geral do IPP, e da presidente da Associação Académica do Politécnico de Portalegre, Catarina Teixeira.
Durante a sessão, que contou com a presença de inúmeros convidados, destaque para a homenagem póstuma a António do Arco, professor da ESS, que faleceu recentemente, bem como para as homenagens aos funcionários e professores que se aposentaram no último ano e aos que cumpriram 25 anos de serviço.
A componente musical esteve presente com a actuação de quatro elementos da EnfTuna, acompanhados pelo professor Pedro Amaro, e, na vertente solidária, destaque para a entrega de um donativo ao Grupo de Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na sequência da iniciativa SuperHalfs, em que cinco professores do Politécnico se predispuseram a correr nas seis meias-maratonas mais participadas da Europa, tendo cinco empresas da região atribuído uma verba por cada quilómetro percorrido pelos docentes/atletas.