A Polícia Judiciária (PJ) recuperou e devolveu à Arquidiocese de Évora o conjunto de peças oferecidas por fiéis ao Santuário de Nossa Senhora d’Aires, desaparecidas desde Agosto de 2009.

O desaparecimento das ofertas tinha sido reportado à Arquidiocese em meados de 2020 pelos párocos de Viana do Alentejo, tendo o Arcebispo participado o caso à PJ a 26 de Junho desse ano, manifestando total colaboração na investigação.

Na tarde de 10 de Novembro de 2025, D. Francisco Senra Coelho identificou formalmente as peças na sede da PJ em Évora, acompanhado por Artur Goulart, do Departamento Diocesano da Pastoral da Cultura e Bens Patrimoniais. As peças foram entregues pelo director da PJ de Évora, perante duas magistradas da Procuradoria-Geral da República.

Após a assinatura do auto de entrega, os bens recuperados foram colocados em local seguro, acompanhados pela PJ e representantes da Arquidiocese. As peças poderão vir a ser exibidas aos fiéis em celebrações festivas no Santuário.

A investigação da PJ permanece em curso, não sendo divulgados mais detalhes por enquanto. A Arquidiocese de Évora congratula a Polícia Judiciária pelo trabalho realizado e saudou a comunidade de Viana do Alentejo e os devotos de Nossa Senhora d’Aires.

Publicidade