Foram anunciados esta quarta-feira, dia 17, os resultados da eleição da “Árvore Europeia do Ano 2021”, na qual o Plátano do Rossio de Portalegre, que representava Portugal, se classificou em quarto lugar com um total de 37.410 votos.
Na corrida ao título de “Árvore Europeia do Ano 2021” estavam um total de 14 árvores de vários países, tendo a grande vencedora sido a Azinheira Milenar de Lecina (Espanha), com um total de 104.264. O pódio é ainda constituído pelo Plátano de Curinga (Itália), com 78.210 votos, e o Plátano Antigo (Federação Russa), com 66.026 votos.
Logo de seguida, em quarto lugar, surge o “Bem-Amado” Plátano do Rossio, cuja candidatura foi pela Câmara de Portalegre, que representou Portugal nesta competição após ter conquistado o 1.º lugar do concurso nacional.
Plantado em 1838, o Plátano de Portalegre é o maior da Península Ibérica. De porte majestoso, com 7 metros de perímetro de tronco, 37 metros de diâmetro de copa, em caramanchão, é o ex-libris de Portalegre. Guarda em si, nas suas longas e robustas pernadas, anos e anos de memórias colectivas e segredos infindáveis. Há muito que é lugar de encontros e reencontros, ali nasceram clubes, associações e bandas filarmónicas. De admirável resiliência, continua a pasmar admiradores, a ouvir desabafos de solitários e a inspirar artistas.