Os trilhos sinuosos que outrora marcaram o Percurso do Contrabando do Café, entre Marvão e Valencia de Alcántara, voltam a ser explorados no próximo sábado, dia 3 de Maio, em homenagem aos antigos contrabandistas da raia luso-espanhola.

Este ano, a partida está agendada para as 9h00, no Largo da Igreja de Galegos. Logo ao km 1,5, mas já em solo espanhol, na pequena aldeia de La Fontañera, os participantes inscritos vão degustar o pequeno almoço “à moda do contrabandista”, constituído por migas de pão com carne de porco frita e “café do pucheiro”.

O traçado delineado, um pouco diferente do realizado na última edição, tem aproximadamente 9 km de extensão total, grau de dificuldade média e um desnível acumulado de cerca de 300m.

Por calçadas, vereadas e caminhos praticamente desconhecidos, a caminhada volta também a passar por três localidades historicamente associadas ao contrabando: Galegos, La Fontañera e Pitaranha.

Em locais de uma extraordinária beleza natural e paisagística, no Percurso do Contrabando do Café voltam a relembrar-se histórias e memórias perpetuadas no tempo e na cultura do povo raiano, para quem o contrabando desempenhou um papel fundamental na sua sobrevivência, nos difíceis tempos das ditaduras portuguesa e espanhola.

Publicidade