O Festival do Peixe do Rio regressa ao Alandroal de 7 a 16 de Março, prometendo uma fusão única entre tradição e inovação gastronómica. Para assinalar a 16.ª edição, a organização preparou duas grandes novidades que reforçam a experiência dos visitantes e o papel do festival na valorização do património gastronómico, cultural e modo de vida ligados ao rio.
Este ano há um novo espaço dentro da muralha do Castelo de Alandroal desenhado para dar a conhecer e a provar o melhor do Alandroal. Os visitantes poderão desfrutar de uma experiência gastronómica diversificada na área da restauração, que complementa os 18 cafés e restaurantes espalhados pelo território, descobrir e adquirir produtos locais na zona de expositores, desfrutar os vários momentos musicais e para os mais pequenos haverá uma zona para brincadeira.
Num ambiente dinâmico e acolhedor, a oferta gastronómica do Festival Peixe do Rio continua a destacar os sabores do rio, desde pratos tradicionais como a caldeta, até opções mais contemporâneas, como o sushi de peixe do rio, sublinhando a versatilidade e riqueza desta cozinha.
Com o objectivo de reforçar a defesa da tradição e cultura associadas ao peixe do rio, os Municípios do Alandroal e de Mértola assinam um protocolo de colaboração, estando Mértola igualmente presente no novo espaço dentro da muralha do Castelo do Alandroal. Este acordo reflecte a identidade partilhada entre os dois municípios, ambos ligados ao rio e às suas tradições piscatórias, e abre caminho para uma futura criação de uma rota gastronómica e cultural dedicada ao peixe do rio, integrando futuras colaborações com outras localidades de características semelhantes.
Programa rico e diversificado
Além das novidades, o Festival do Peixe do Rio 2025 mantém a sua programação vibrante, que inclui showcookings com Chefs de renome como António Loureiro, Carlos Teixeira e José Júlio Vintém, espectáculos musicais, provas de vinhos da Serra D’Ossa – Cidade do Vinho 2025, actividades desportivas e culturais.
O evento é também uma oportunidade para desmistificar preconceitos sobre o consumo de peixe do rio, destacando a sua qualidade, os métodos de confecção e a importância da pesca sustentável no rio do Alqueva.
A apresentação oficial do programa e das novidades desta edição aconteceu no dia 5 de Março, na Área Recreativa das Azenhas D’el Rei, no Alandroal, com a presença do Presidente da Câmara do Alandroal, João Grilo, e de diversos Chefs dos restaurantes aderentes, que deram a conhecer alguns dos pratos em destaque no festival.
Com entrada livre e uma oferta variada, o Festival do Peixe do Rio continua a ser um evento de referência na valorização da gastronomia do rio e na promoção do Alandroal como destino turístico e cultural.
Todas as informações sobre o evento, restaurantes aderentes e programação podem ser consultadas nas redes sociais do festival e no site oficial do município.